As novidades do LACNIC 36 LACNOG 2021

30/09/2021

Com importantes novidades chegou o primeiro evento híbrido do LACNIC, que acontecerá de 11 a 15 de outubro. O LACNIC 36 LACNOG 2021 será realizado online, durante toda a semana, adicionando também o formato presencial em Montevideu, nos dias 12 e 13 com convidados locais (em razão das disposições sanitárias do Uruguai) e com transmissão e participação remota de toda a comunidade da Internet da américa Latina e do Caribe.

Agenda nutrida.  Há dois tópicos destacados na semana do evento. Um deles é o espaço “A hora da tecnologia” do LACNIC, com apresentação de Guillermo Cicileo sobre “O que sabemos acerca de alguns servidores de nomes na região”, o trabalho de Yazmín Suárez sobre Gestión de ROAs, usando o API do MiLACNIC 2.0; e o projeto de Interconexão local na LAC a cargo de Cicileo e Elisa Peirano.

O segundo espaço de destaque corresponde ao programa Líderes 2.0 do LACNIC, com o painel “Impulsionando o papel da comunidade técnica na Governança da Internet”. Esta sessão abordará os principais conceitos da Governança da Internet e o papel da comunidade técnica como ator chave dentro do modelo de múltiplas partes interessadas. Também serão exploradas as formas de envolvimento que o LACNIC oferece, em particular Líderes 2.0 e os resultados das pesquisas selecionadas no último ano.

Haverá também o Fórum Público de Políticas, onde serão discutidas as propostas de políticas impulsionadas por integrantes da comunidade.

A área de Serviços apresentará o avanço da validação do contato de abuso nas organizações associadas ao LACNIC, instrumentado a partir de uma política aprovada no Fórum e ratificada pela Diretoria do LACNIC. Gianina Pensky, líder de Serviços do LACNIC, mostrará como foi a implementação dessa política e o grau de cumprimento atingido pelas organizações da região.

A vida diária de uma operadora de rede. Na quarta-feira 13, LACNOG terá um painel moderado por Carlos Martínez e Nicolás Antoniello, na sala presencial em Montevideu, titulado “Coisas que não podem faltar em nenhuma rede.”

Outra novidade deste ano do LACNOG é a estreia de um painel titulado “A vida diária de uma operadora de rede” moderado por Tomas Lynch. Nesse espaço serão compartilhadas vivências do cotidiano das operadoras de redes, a partir de casos reais, bem como suas soluções e ensinamentos obtidos no processo.

Além de um clássico programa técnico (veja a nota separadamente link), LACNOG adicionou um tutorial que será apresentado por Eduardo Barasal Morales e Tiago Jun Nakamura, do NIC.br, titulado “Comunidades: uma ferramenta importante para a engenharia de tráfego. 

Para mais informação sobre a agenda e o registro acesse aqui.

LACNIC 36 LACNOG 2021 é patrocinado por AWS – Amazon Web Services, Team Cymru, Netflix, IPv4 Mall, Scala Data Centers, IPXO, Proyecto MANRS, IPv4 Global, AMS-ix, CentralNic Registry e IP Broker.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail