World IPv6 Day: ensaio bem-sucedido

08/07/2011

World IPv6 Day: ensaio bem-sucedido

World IPv6 Day: ensaio bem-sucedido

O trabalho do LACNIC de anos de promoção do IPv6 na América Latina e o Caribe está dando seus frutos

O primeiro grande ensaio da nova tecnologia da Internet, o IPv6, realizado em 8 de junho no mundo todo, permitiu testar o uso massivo do novo sistema de endereçamentos da Internet. Essa iniciativa liderada pela Internet Society, ISOC, contou com a participação das principais organizações da web, centenas de provedores, agências governamentais, universidades e corporações em um esforço sem precedentes para garantir sucesso na transição para o novo protocolo da Internet.

O World IPv6 Day serviu, na América Latina e o Caribe, como teste e exercício técnico das empresas da indústria da Internet para preparar seus serviços com o novo protocolo e assim garantir sucesso na transição  quando os endereços IPv4 se esgotarem de forma definitiva. O ensaio global também permitiu ganhar experiência operacional na resolução de problemas do IPv6, uma tecnologia bem mais rápida, ágil e segura que a de hoje.

A elevada participação dos operadores e organizadores da região da América Latina e o Caribe no ensaio, evidencia o trabalho de todos esses anos realizado pelo Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) e pela sua comunidade em prol do desenvolvimento de capacidades e da geração de políticas adequadas para avançar na adoção do novo protocolo da Internet.

Durante esse tempo todo, o LACNIC tem colocado ênfase em garantir a disponibilidade de endereços na Internet no protocolo IPv4 e tem tomado as medidas necessárias para evitar um colapso perante o esgotamento dos blocos no estoque central assim como tem realizado enormes esforços em impulsionar a migração rápida para o novo sistema de endereçamento da Internet. “Nossa organização tem feito grandes esforços para que essa transição seja dada da melhor forma possível na região, harmonicamente e com as menores dificuldades possíveis”, enfatizou Raúl Echeberría, diretor executivo do LACNIC.

World IPv6 Day

World IPv6 Day

“Neste Dia Mundial do IPv6 temos o prazer de ver a quantidade de atividades que estão sendo desenvolvidas na região e que na maioria são lideradas por pessoas próximas à comunidade do LACNIC, permitindo-nos ver os resultados do trabalho realizado nestes anos”, acrescentou Raúl.

Do outro lado, Sebastián Bellagamba, diretor do escritório regional da Internet Society para a América Latina e o Caribe, considerou o IPv6 Day como um “vôo de prova bem-sucedido” pelos próprios testes e “pela conscientização dos usuários finais, os provedores de acesso e os de conteúdo”. Apontou que foi possível “juntar as duas pontas” e salientou principalmente que “os problemas -a resolver no futuro- não são tantos”.

O IPv6 é a nova geração do protocolo da Internet e é essencial para que a Internet continue crescendo nas próximas décadas.

Subscribe
Notify of

2 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments