Um mês e meio para a fase final do IPv4

31/01/2017

Um mês e meio para a fase final do IPv4

O número de endereços IPv4 reservados para a fase 2 do processo de esgotamento está prestes a acabar e somente serão realizadas designações para aqueles que solicitarem recursos deste tipo pela primeira vez, informou Sergio Rojas, especialista em serviço de registros do Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe, responsável da designação de recursos para esta região.
Segundo as projeções atuais, nos primeiros dias de março deste ano a fase 2 vai se esgotar e, portanto, vai começar a vigorar a política definida para a fase 3 (fase final) de entrega de recursos da Internet no continente, em que somente poderão solicitar endereços IPv4 aqueles que ainda não receberam designações.

Fase atual. Os pouco mais de quatro milhões de endereços IPv4 reservados para a Fase 2 de esgotamento foram entregues quase em sua totalidade (ver gráfico abaixo). Segundo as políticas implementadas pela comunidade de LACNIC, nesta fase, que começou em 10 de junho de 2014, a designação máxima foi de um bloco prefixo /22 (1.024 endereços IP) e a mínima /24 (256 endereços IP).

Projeção de esgotamento – Fase 2

Tomando em consideração o comportamento das alocações desde Junho de 2.014, momento em que foi ativada esta fase, abaixo se mostra uma projeção com diferentes modelados com as possíveis datas de esgotamento.

As projeções apontam que a partir de agora até os primeiros dias de março os endereços IPv4 destinados à fase 2 que ainda restam serão entregues, e começará a fase 3, em que há um pool de endereços de 4.698.112.
Segundo o acordado pela comunidade da região, nessa fase 3 as organizações que já receberam espaço IPv4 de LACNIC não poderão solicitar espaço adicional. Além disso, cada novo membro poderá receber somente uma designação inicial desse espaço, e só poderão ser feitas designações entre 1.024 (/22) e 256 (/24) endereços IP.
Rojas disse que, neste cenário a necessidade da implementação do protocolo IPv6 é uma realidade premente se os fornecedores e operadores quiserem atender a demanda de seus clientes e de novos usuários.
LACNIC e a comunidade da Internet há anos que vêem trabalhando para este momento, pelo que a região está preparada para enfrentar este fato da melhor forma possível.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments