TICAL, um espaço de conhecimento da comunidade educacional

30/06/2015

A comunidade científica e educacional da Internet da América Latina e o Caribe se prepara para realizar em Viña del Mar a conferência  TICAL 2015, um espaço de troca de conhecimento das tecnologias da informação das universidades latino-americanas.

Essa reunião no Chile será a quinta edição da comunidade TICAL e será ali que os responsáveis de tecnologias das universidades da região irão compartilhar experiências, trocar conhecimentos e abordar problemas comuns.

Macarena Larenas, gerente da Comunidade TICAL, e María José López Pourailly, gerente de Difusão e Comunicação de CLARA, dialogaram com LACNIC News acerca do alcance das conferências e da importância que tiveram no desenvolvimento das TIC a nível universitário.

A conferência TICAL vai fazer cinco anos em 2015. Que importância no decorrer desse tempo para o desenvolvimento das TIC na América Latina e o Caribe?

Principalmente é o crescimento que teve a comunidade. A primeira conferência foi realizada em 2011 e foram convidadas 100 pessoas  de 16 países, com 25 palestras. Na conferência de 2014, participaram 443 pessoas de 27 países. Na última chamada para apresentação de trabalhos para a conferência deste ano foram recebidas 171 apresentações.

A comunidade não tem crescido apenas em número de participantes, mas também tem se configurado como uma comunidade de prática, reconhecida na região com ações específicas durante o ano todo.

Foi assim como no ano passado foi realizado um primeiro estudo de Práticas da Governança de Tecnologias da Informação nas universidades da América Latina, que convocou 204 instituições, tornando-se o primeiro estudo da região sobre esta questão.

Também no marco da comunidade foram realizados seminários e palestras para identificar projetos, problemas e necessidades comuns e foi constituído um repositório digital, com os trabalhos e experiências dos integrantes da comunidade.

Outro aspecto relevante do crescimento sustentado que teve TICAL é que a conferência tem virado um espaço ótimo para aquelas empresas e organizações que queiram obter informações de primeira linha na área das TIC nas universidades latino-americanas. Por sua vez, para os membros da comunidade TICAL, essa aproximação com as empresas TIC é altamente positivo por permitir conhecer tendências, produtos e serviços e poder comparar entre as alternativas que oferecem as empresas de tecnologias líderes.

O que é a conferência TICAL e quem participam?

A fim de contribuir para as questões que envolvem o papel e o trabalho dos diretores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) das universidades da América Latina a começos de 2011, a RedCLARA impulsionou a criação da TICAL, a Rede de Diretores Das TIC das universidades latino-americanas. A formação dessa comunidade estabelecia um primeiro espaço de atuação que seria ampliado e potencializado através do desenvolvimento de uma conferência TICAL anual, a partir de 2012. A participação ativa de diretores de diferentes países no desenvolvimento da conferência permite aceitar amplamente as realidades existentes nas universidades da região.

A formação dessa comunidade tem como objetivo proporcionar um espaço de conhecimento e colaboração para os diretores de tecnologias das universidades, onde seja possível compartilhar experiências, trocar conhecimentos, motivar iniciativas, compreender tendências e abordar problemas comuns, entre outros. TICAL também abre a possibilidade de estabelecer conexões entre as instituições, fomentando a geração de laços de colaboração para aproveitar as sinergias do conjunto.

A conferência TICAL é o espaço onde a comunidade TICAL se reúne face-to-face para aproveitar as experiências, iniciativas e conhecimentos que expõem especialistas de universidades da região (principalmente), e aportar soluções significativas e inéditas para todas as áreas da vida universitária a partir da área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Participam os diretores das TIC das universidades latino-americanas e suas equipes de trabalho, além dos líderes e engenheiros das redes acadêmicas, pesquisadores relacionados com as TIC e a indústria.

Quais são as suas expectativas para o TICAL 2015?

Esperamos que este ano continue crescendo com a incorporação de mais instituições da região que participam dessas iniciativas, fortalecer e disseminar as atividades da comunidade para projetos de colaboração regional específicos, algum dos quais serão convocados nesta edição da conferência.

Quais são os principais eixos temáticos para TICAL 2015?

A quinta edição de TICAL, a ser realizada de 6 a 8 de julho de 2015, busca levantar trabalhos nos seguintes temas:

Soluções TIC para o ensino: ferramentas de ensino baseadas em simulação, ambientes colaborativos, laboratórios virtuais, gestão e distribuição de software especializado de apoio docente, soluções TIC para a implementação de MOOC (Massive Open Online Courses), tecnologia na sala de aula, soluções integrais de vídeos, impacto da mobilidade na docência, redes sociais institucionais.

Soluções TIC de apoio à pesquisa: visualização científica, ferramentas de simulação, ambientes colaborativos de apoio à pesquisa, gestão e distribuição de software especializado, desenvolvimento de soluções em HPC (High Performance Computing), gestão do conhecimento (repositórios, revistas digitais), gestão de dados científicos, serviços de armazenamento massivos de dados, serviços de nuvens de apoio à pesquisa, etc.

Soluções TIC para a gestão: ambientes de colaboração que melhorem a eficiência e eficácia dos processos, soluções que permitiram a integração de processos, sistemas para a análise de Gestão Operacional Universitária* (Business Intelligence, analitycs, big data), apoio aos processos de acreditação, Modelos de gestão baseados em nuvem.

Soluções TIC para extensão e vinculação com o ambiente: projetos de aperfeiçoamento contínuo, soluções tecnológicas da Universidade para facilitar a inserção de comunidades com necessidades especiais, serviços TIC que vão além do Campus, participação de universidades em projetos cidade inteligente, sustentabilidade do meio ambiente, da energia, etc., soluções para gestão de eventos, RS (Responsabilidade Social) manuseio de lixo tecnológico, o papel de TI na medição de emissões de carbono na universidade.

Administração e Governança das TIC: implementação de boas práticas na gestão da área TIC (Estrutura organizacional e RRHH, Políticas, Incorporação e retenção de talentos, cálculo e gestão de custos de serviços, gestão de processos, monitoramento e métricas), implementação de esquemas bem sucedidos de gestão de projetos, gestão da inovação, gestão do conhecimento TIC, gestão dos centros de dados, definição e implementação da estratégia TIC, experiências que têm melhorado a maturidade da Governança das TIC.

Infraestrutura: engenharia e gestão de redes para suportar BYOD, impacto da mobilidade na infraestrutura e serviços, redes sem fio (soluções WiFi interno e externo), infraestrutura de PKI, soluções de identidade (single sing-on e mobilidade), soluções de armazenamento, centros de dados, nuvens públicas e/ou privadas integradas à infraestrutura, soluções de VOIP inovadoras, implementação do IPv6, computação de alto rendimento (HPC), sustentabilidade ecológica de IT na aquisição (Green IT), internalização de serviços, infraestrutura para Campus inteligentes.

Segurança da informação: soluções para gestão de acessos, implementação de normas internacionais, implementação de melhores práticas, segurança na gestão e manuseio de dados, aspectos legais na prestação dos serviços TIC da Universidade e a proteção da privacidade, disponibilidade dos serviços, e gestão de segurança dos provedores, segurança em serviços de nuvens, aspectos relevantes a serem considerados na incorporação de redes sociais; planejamento e gestão da segurança, proteção da propriedade intelectual das informações digitalizadas.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail