Testing v6 garante correta migração para o IPv6

30/06/2015

LACNIC desenvolveu uma metodologia para comprovar a compatibilidade dos sistemas e equipamentos operando sobre o protocolo IPv6 versão 6 da Internet. Esse novo serviço chamado Testing v6 está pensado para apoiar às organizações e empresas durante o processo de adaptação de seus sistemas informáticos na migração do IPv4 para o IPv6.

Laura Kaplan, responsável de Cooperação e Desenvolvimento de LACNIC, precisou que esta é uma série de cursos criados a partir de testes de aplicativos (Certiv6) para detectar se os sistemas informáticos que hoje funcionam na plataforma IPv4 podem suportar IPv6, e dessa forma mitigar os riscos da migração de uma tecnologia para a outra.

LACNIC fez um investimento em pesquisa e desenvolvimento a fim de ajudar às empresas e organizações no processo de adaptação de seus sistemas informáticos para que especialistas em avaliação de software e comunicações possam certificar que qualquer aplicativo opera de modo satisfatório sobre a nova plataforma IP da Internet.

Kaplan salientou que os cursos de Testing V6 são oferecidos em diferentes modalidades (on-line e presenciais) e podem ser desenhados especialmente a pedido de uma organização.

Em que consiste o projeto Testing v6?

Testing v6 é uma ferramenta criada sobre a metodologia Certiv6, que permite comprovar a compatibilidade de sistemas operando sobre o IPv6. Este serviço de LACNIC oferece libre acesso à metodologia de testes de aplicativos (Certiv6) e uma série de cursos criados para aprender a implementar a metodologia e testar equipamentos e aplicativos em IPv4, IPv6 e ambientes dual-stack.

Testing v6 foi concebido por LACNIC com o objetivo de apoiar pessoas, organizações e empresas durante o processo de adequação de seus sistemas informáticos, e a fim de ajudar a mitigar os riscos inerentes à migração do protocolo IPv4 para o IPv6

Para que serve o Testingv6?

Testing v6 serve para aprender a testar equipamentos e aplicativos com o objetivo de garantir o bom funcionamento de software em IPv4, IPv6 e ambientes dual-stack, como também comprovar a compatibilidade de sistemas operando no IPv6.

Que benefícios obtém uma organização ou empresa se comprova a compatibilidade de seus sistemas operando sobre o IPv6?

Comprovar a compatibilidade dos equipamentos e sistemas de software com o novo protocolo é muito importante e benéfico já que permite poupar tempo e dinheiro na resolução de problemas relacionados com aplicativos no IPv4 e IPv6, bem como também detectar problemas encobertos ou riscos futuros da convivência entre os dois protocolos.

O curso testing v6 contribui a obter maior segurança para tomar decisões relativas às mudanças tecnológicas e facilita o processo de aprendizagem sobre testes de equipamentos já que é realizado através de exercícios práticos com simulações de casos reais.

Para quem está destinada essa iniciativa?

Esta iniciativa está destinada para um público muito amplo, os membros de LACNIC, para quem existem quotas e descontos especiais, a comunidade da Internet, ISP provedores de conteúdo, IXP, órgãos públicos, empresas de desenvolvimento e venda de software, freelancers e consultores, integradores,  isto é, para qualquer organização que estiver em processo de adaptação dos seus sistemas informáticos.

Por que é importante verificar o software e sua compatibilidade com o IPv6?
As premissas relacionadas com o protocolo da Internet estão mudando: o tamanho das IPS, como são manipuladas, o formato que têm, os tipos de dados onde são armazenadas, as validações que realiza o software sobre elas, entre outras coisas já não funcionam com IPv6. Poder verificar e detectar esses problemas a tempo é muito importante se quisermos que nossos aplicativos de software continuem funcionando uma vez que os usuários tenham acesso a nossos aplicativos com o IPv6.

Como podem ser feitos esses cursos?

Os cursos são personalizados e ministrados de forma presencial ou à distância (através do Campus Virtual de LACNIC). São acompanhados por pessoal capacitado de LACNIC e do CES. A capacitação inclui ferramentas de avaliação de software e tecnologia da informação e são estruturados em módulos teóricos e práticos desenhados sobre adaptações de casos reais e com exercícios que possam ser aplicados diretamente no ambiente de trabalho.

O curso pode ser complementado com um módulo técnico sobre o protocolo IPv6 adaptado às necessidades de cada indivíduo / organização e / ou um módulo específico sobre testing.

Os cursos têm custo?

Os cursos têm um custo que inclui: registo, ditado personalizado, avaliação e entrega de um certificado de aprovação. Existem 3 modalidades de curso. A primeira é on-line e realizada através do Campus Virtual de LACNIC, é assistido pelo pessoal do CES e de LACNIC, que acompanham de forma personalizada o processo e dão apoio aos estagiários. O curso consiste em uma introdução ao testing, um módulo teórico sobre a metodologia Certiv6, um módulo prático, com exercícios baseados em casos reais e uma avaliação.

A segunda alternativa também é on-line, e é realizada através do Campo Virtual e de sessões Webex, já que inclui um módulo técnico sobre o protocolo IPv6 (esse módulo é elaborado a partir de uma entrevista prévia com a organização interessada e preparado segundo o nível de conhecimento que os estagiários tenham sobre o assunto) e/ ou um módulo específico sobre Testing, além do módulo teórico sobre a metodologia Certiv6 e do módulo prático, com exercícios baseados em casos reais ea avaliação.

E a terceira opção é presencial e é realizada nas instalações da organização que contrata a capacitação. Inclui todos os módulos acima mencionados.

O investimento de cada curso depende da modalidade eleita e pode ser conferido no site de LACNIC: www.lacnic.net/web/lacnic/testingv6

Para conhecer mais sobre as diferentes opções de capacitação, convidamos vocês a entrarem em contato diretamente com Laura Kaplan pelo e-mail testingv6@lacnic.net ou pelo telefone +598 2604 2222 ramal 4209.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail