Compreendendo a RPKI: Ciclo de seminários

03/08/2011

Um dos serviços mais importantes que o LACNIC está desdobrando para seus associados é a RPKI, uma contribuição significativa à segurança e estabilidade do sistema de roteamento de endereços da Internet cuja generalização terá benefícios diretos para o desenvolvimento da sociedade.

Para isso, em coordenação com os outros Registros Regionais da Internet (RIRs), tem sido criado um programa de certificação de recursos da Internet baseado na estrutura hierárquica da designação de recursos. O sistema implica que as organizações que publicam suas rotas na região, acrescentam um nível de confiança adicional (certificado digital) de que possuem autoridade para efetivamente publicar esses endereços IPv4, IPv6 e ASN.

Além de prover a certificação de recursos e o serviço de hospedagem de certificados, a área técnica do LACNIC concentra parte de sua energia em garantir o sistema de enrotamento global. Para fazer isso, realiza uma série de seminários virtuais para difundir o seu uso e os benefícios da certificação de recursos. Até o final do ano serão ministrados quatro novos seminários virtuais sobre os seguintes assuntos:

Introdução: Será analisada a problemática de seqüestros de recursos e será descrita a certificação de recursos. Serão abordados assuntos como a arquitetura, os repositórios, informações de validadores e o  desenvolvimento  futuro nessa área.

RPKI na prática: Haverá exposições sobre o sistema de RPKI do LACNIC. Serão explicadas as funções técnicas e administrativas, a criação de certificados e ROAs, geração do repositório e validação, criações de cache e configuração de roteadores.

Sessões personalizadas: Espaços de 30 minutos com atendimento personalizado para os participantes inscritos no seminário. Durante essa meia hora serão resolvidas as dúvidas, haverá recuperação de usuários e senhas e serão criados certificados e ROAs de forma personalizada.

Próximas atividades: Será descrito o estado do desenvolvimento do protocolo de aprovisionamento de RPKI (Up/Down) do LACNIC, nova interface gráfica e melhoras de segurança.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments