Projeto Amparo: Comitê recomenda continuidade e fortalecimento de ações

25/04/2011

Proyecto Amparo
Projeto Amparo: Comitê recomenda continuidade e fortalecimento de ações

Projeto Amparo: Comitê recomenda continuidade e fortalecimento de ações

Nos dias 7 e 8 de abril se reuniram nos escritórios do LACNIC, o “steering committee” do Projeto Amparo do LACNIC, em uma instância de reflexão e propostas sobre o desenvolvimento atual do projeto e seu futuro.

A primeira fase do projeto, que tem recebido financiamento do LACNIC e  do IDRC do Canadá, está chegando ao fim. Nesta fase foram desenvolvidos materiais originais que foram usados para treinar uns 300 especialistas em sete oficinas regionais. Também tem concedido financiamento para cinco pesquisas originais de alto valor, bem como dirigido estudos relativos ao impacto econômico dos incidentes de segurança informática e às necessidades e características de possíveis modelos de colaboração regional horizontal.

O Comitê de Amparo mostrou sua satisfação pelos resultados atingidos, reconhecendo o rápido avanço realizado e a qualidade e riqueza das ações desenvolvidas, o que tem permitido dispor de um quadro de profissionais ao longo da região, capazes de realizar nos próximos anos o desdobramento massivo de novos grupos formais de segurança (CSIRTs) na América Latina e o Caribe. A consolidação desse espaço de confiança gerado pelo projeto, vai permitir o surgimento de instâncias de colaboração entre os grupos da região, potencializando ainda mais as ações de Amparo.

Ao mesmo tempo, o Comitê elevou a necessidade de comunicar os resultados atingidos, bem como dar continuidade às oficinas e ao aprofundamento das ações incorporando novos materiais técnicos, novas oficinas para formadores e a promoção de encontros de grupos de segurança para a troca de experiências e conhecimento.

Raúl Echeberría, Diretor Executivo do LACNIC, fez o compromisso de apoiar a nova fase do Projeto Amparo, assim como de procurar novos sócios que permitam dar continuidade às ações e implementar as propostas que surgiram dessa reunião.

O Comitê do Projeto Amparo está integrado por reconhecidos especialistas em segurança informática da região quem de forma pessoal fornecem orientação e apoio metodológico para enriquecer permanentemente a execução do projeto. A relevância de seus integrantes é uma marca de qualidade do projeto Amparo.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail