Oscar Messano “LACNIC sempre supera as expectativas”

29/06/2017

Seu nome é sinônimo de LACNIC na região toda. Não apenas porque ele presidiu a organização durante 13 dos seus 15 anos de vida, mas porque está ligado desde a sua gênese ao Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe. Falamos de Oscar Messano, um dos homens mais visíveis da organização em todo este tempo.

Para o atual vice-presidente de LACNIC, a comunidade da região cumpriu um papel fundamental ao promover uma Internet que atendesse as particularidades dos territórios da América Latina e o Caribe.

15 anos atrás, qual era sua relação com o mundo das TIC?

Eu fui fundador e presidente do centro de formação em alta tecnologia (para essa data, esta organização já tinha 15 anos de existência), a Câmara Argentina da Internet (CABASE) e a Federação da América Latina e do Caribe para a Internet e o Comércio Eletrônico.   Todas elas eram organizações criadas com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos com outros colegas da região e gerar uma massa crítica necessária naquele momento.

Quando começou a sua relação com LACNIC e como?

Sou assinante da ata fundacional por CABASE e ECOMLAC. Mas o relacionamento surgiu muito antes da criação de LACNIC nos papeis, porque conjuntamente com um grupo de pessoas da região, vínhamos visualizando uma oportunidade na descentralização da administração dos endereços IP. Nós percebemos que a criação de uma organização para gerenciar os endereços IP na América Latina e o Caribe, também iria servir como um catalisador para o crescimento da Internet na região. E eu acho que, se olharmos ao longo destes 15 anos, esse esforço cristalizou tudo aquilo que muitos pensávamos. Houve um grande esforço de todas as pessoas que participaram do caminho inicial para a concretização desse projeto institucional.

Que papéis você exerceu na comunidade de LACNIC? Satisfez as suas expectativas? Que aspectos você destacaria?

Fui tesoureiro cerca de um ano, depois atuei como presidente até 2015 e hoje sou o vice-presidente. Em todos os cargos que eu desempenhei ou desempenho, as minhas expectativas foram ultrapassadas. Merecem destaque os grupos de pessoas que compartilharam e compartilham estes anos dentro da instituição, tanto nos aspectos pessoais quanto profissionais.

É uma honra ter presidido a organização durante todos estes anos, pelo que agradeço muito especialmente aos colegas que me confiaram tamanha responsabilidade.

Entre todos, aprendemos a andar juntos. E nesse andar, todos os dias as equipes de LACNIC têm unido forças com outras organizações da Internet da região e do mundo.

Que papel acredita que a comunidade de LACNIC teve na administração dos recursos de numeração nesses 15 anos?

Desde o início foi um guia imprescindível para o desenvolvimento dos endereços IP na região. Além de uma boa administração dos recursos, sua ideia de uma Internet estável, aberta e segura não tem sido apenas um slogan, mas o motivo principal do trabalho de LACNIC, que foi realizado com sucesso.

Que aspectos identificam à comunidade de LACNIC?

Uma organização em que a ética e a transparência estão envolvidas e acompanham todas as atividades de LACNIC. O respeito que a comunidade, incluindo dentro da mesma todos os setores (múltiplas partes interessadas), tem sobre LACNIC é um direito ganhado trás 15 anos de defesa desses princípios.

Como imagina você a governança da Internet em 15 anos?

A trilogia tecnológica formada pela robótica, a inteligência artificial e os computadores quânticos, fazem impossível imaginar esse futuro que sendo imediato em termos de números, é um lapso enorme se falarmos em termos da governança da Internet.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments