Os últimos endereços IPv4

02/02/2015

LACNIC tem entregado 38% do espaço reservado para a fase 2 de esgotamento do IPv4 desde que foi anunciado em junho do ano passado e começaram a vigorar políticas mais restritivas para a entrega de recursos da Internet na América Latina e o Caribe.

Nos últimos seis meses foram designados 808.704 endereços IPv4 para as organizações da Internet da América Latina y o Caribe (veja gráfico) membros de LACNIC e há disponíveis 1.288.448 antes de concluir a fase 2 e ingressar na última etapa, a fase 3.

Neste período, o Brasil é o país que lidera o número de designações de blocos IPv4 disponíveis. No mês de julho foi o maior número de endereços IPv4 outorgados, com mais de 153.000 (veja gráfico).

De continuar o ritmo atual de designações, espera-se que o espaço da fase 2 se esgote em fevereiro de 2016, informou Sergio Rojas, responsável pelo serviço de registro de LACNIC. A partir desse momento, vai se ativar a reserva para novos membros (/11), dando início à fase 3 do plano de esgotamento IPv4 desenhado por LACNIC e os Registros Nacionais. Nessa última fase, as políticas estabelecem que somente poderão ser feitas designações de endereços IPv4 para novos membros, em blocos de entre 256 (/24) e 1.024 (/22) endereços, em que cada novo membro poderá receber apenas uma designação desse espaço.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail