O México foi novamente sede da Internet

29/06/2011

O México foi novamente sede da Internet

O México foi novamente sede da Internet

Uma nova edição da reunião anual da comunidade regional da Internet, LACNIC XV, foi realizada em Cancun, México, de 15 a 20 de maio de 2011.

Nove anos e doze reuniões tiveram que acontecer para que o LACNIC voltasse para o México.  Assim foi que oito anos depois, o LACNIC voltou a se reunir no México da mão do NIC.mx.

O contraste é grande: oito anos atrás,  LACNIC III foi a reunião de uma organização que estava dando seus primeiros passos. Ainda assim, oitenta pessoas participaram nas discussões e ajudaram a moldar a realidade da Internet de hoje. Naquela época, a organização tinha pouco menos de 120 membros, enquanto hoje são 1680 organizações que a conformam.

LACNIC XV é o resultado de um único processo decorrente das reuniões realizadas em onze países diferentes, integrando de forma progressiva  suas comunidades ao processo de desenvolvimento regional. A realidade de hoje mostra uma organização consolidada e focada em atender as necessidades de uma região diversificada como é a América Latina e o Caribe.

Não mais 80, agora são 300 as pessoas que se reúnem. Não são dois mas 6 os dias de trabalho necessários para que os participantes contribuam com apresentações, discussões e painéis sobre aspectos técnicos e políticos fundamentais para o desenvolvimento da Internet regional.

É a comunidade, no exercício pleno de seus direitos, que conforma a organização e constrói o caminho a seguir.

LACNIC III e LACNIC XV são dois marcos da mesma história.

Fatos a salientar de LACNIC XV:

  • Sete (7) políticas foram apresentadas e debatidas pela comunidade no Fórum Público de Políticas (FPP) de Cancun. Três delas atingiram consenso seguindo o processo até sua implementação, enquanto as quatro restantes não conseguiram consenso pelo que voltam ao Fórum para uma maior discussão e elaboração e, eventualmente, ser apresentadas na seguinte reunião.
  • Nova organização regional: LAC-IX
    Operadores de Pontos de Troca de Tráfego (IXP) da região se reuniram e assinaram a criação de uma nova organização que os aglutine. LAC-IX é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a troca de informação e a promoção de novos pontos de troca de tráfego na região.
  • Certificação de Recursos – RPKI.
    Durante o evento foi atingido um avanço incrível em relação com o desdobramento do programa de certificação de recursos da Internet na região. Tanto no tutorial quanto nas diferentes sessões e apresentações realizadas, permitiram que o LACNIC fosse o segundo registro (RIR) em quantidade de rotas certificadas.
    Para mais informações: Avances sustantivos en la certificación de recursos de Internet
  • Projeto +Raízes
    LACNIC e Internet System Consortium (ISC), a organização responsável pela administração do servidor raiz ‘F’, assinaram um novo acordo para o desdobramento de três cópias na região, o que vai permitir chegar ao desdobramento de dez cópias na região sob esse programa que o LACNIC vem executando desde 2004.
  • Programa de Bolsas
    O programa de bolsas foi criado em resposta às necessidades de membros e comunidade como ajuda para participar nos eventos do LACNIC. Nesta oportunidade 75 pessoas (52 associados) receberam apoio parcial ou total para participar, sendo que para muitos foi a primeira vez que participaram de uma instância dessas características.
  • Eleições no LACNIC
    Comissão Fiscal: Gabriel Adonaylo da Argentina foi eleito para ocupar o cargo por três anos, enquanto Guillermo Cicileo para ocupá-lo por um ano.
    Comissão Eleitoral: Alejandro Acosta da Venezuela foi eleito como integrante por um prazo de três anos.
    Do outro lado, Nicolás Antoniello foi eleito para um novo período de dois anos como Moderador do Fórum de Políticas, enquanto Alejandro Acosta foi eleito como Moderador do Fórum Latino-americano do IPv6 (FLIP6).
    A Assembléia de Associados do LACNIC elegeu Alejandro Guzmán da Colômbia, como um dos três delegados perante o ASO da ICANN.

Pode acessar o relatório detalhado do evento em:
http://www.lacnic.net/sp/eventos/lacnicxv/

Uma menção especial para todos os que têm feito possível esse evento, principalmente ao NIC México, anfitrião do evento, bem como a todos os patrocinadores da reunião:

Nic.br/CGI.br, Antel Uruguai, ISOC, Micronet, Google, Sedo, Afilias, Nic Chile, Internexa, Cablemas e Telmex.

Subscribe
Notify of

1 Comentarios
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments