Max Larson “A comunidade de LACNIC é como uma grande família”

31/07/2017

 

Max Larson, um promotor ativo da Internet em seu Haiti natal e na região do Caribe, e ligado a LACNIC a partir de diferentes âmbitos (ex-moderador do Fórum de Políticas e docente da Ayitic Goes Global) considera que o sucesso desses 15 anos do RIR da América Latina e o Caribe é devido a que sua comunidade digital é “uma grande família”.

Desde seu convencimento de que o modelo de auto-regulação impulsionado por LACNIC para a administração dos recursos da Internet da América Latina e o Caribe é o ideal, LARSON acredita que a região vai continuar crescendo com esse processo participativo, público e transparente.

Voltou para o Haiti em 2000 depois de finalizar seus estudos na França para ajudar com a gestão do ponto ht, o ccTLD haitiano. 

Há 15 anos, qual era a sua relação com o mundo das TIC?

Como professor da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual do Haiti, eu supervisionei novos projetos na área das TIC: introdução de um novo programa sobre redes e ajuda na organização do registro local de nomes de domínio.

Quando e como começou a sua relação com LACNIC?

Eu ouvi falar de LACNIC pela primeira vez quando comecei a procurar informações sobre os endereços IP. Pensei que seria ótimo participar de uma reunião com representantes de LACNIC para conversar sobre nossos projetos. Essa oportunidade se apresentou em 2004 durante o evento LACNIC VI realizado em Montevidéu.

Que papéis você exerceu na comunidade de LACNIC? Satisfizeram as suas expectativas?

Eu tive a honra de ser selecionado para apresentar muitas das reuniões de LACNIC e ser co-moderador do Fórum Público de Políticas de 2010 a 2014.

Em maio de 2011, durante a criação de LAC-IX em Cancun (México), fui nomeado como o primeiro vice-presidente dessa associação.

Nada disso teria sido possível sem a confiança e o apoio dos membros da comunidade de LACNIC, a quem sou muito grato por sua ajuda.

Eu tive a sorte de fazer parte desta grande família. Qualquer que seja a minha contribuição, eu simplesmente estou devolvendo à comunidade da que tanto tenho recebido.

Que papel a comunidade de LACNIC tem desempenhado na administração dos recursos de numeração nos últimos 15 anos?

LACNIC desempenhou um papel fundamental na gestão dos recursos de numeração de uma forma justa, aberta e transparente. Nesse sentido, o Fórum Público de Políticas desempenha um papel chave para garantir que o foco do desenvolvimento de políticas envolva as múltiplas partes interessadas, seja de baixo para cima e fique aberta para todos os membros da comunidade.

Que aspectos identificam à comunidade de LACNIC?

Eu sempre tenho falado da comunidade de LACNIC como uma família, e realmente acho que é. A pesar das nossas deferências, a comunidade se esforça para acolher todos os seus membros. Como todas as famílias, também nós temos problemas que deveremos abordar… Pensemos neles como oportunidades para tornar os nossos limites mais sólidos.

A diversidade sempre foi uma das principais fortalezas de nossa comunidade e, como em todas as famílias, faz parte do que somos e devemos mantê-la.

Como imagina você a governança da Internet daqui a 15 anos?

Estaremos construindo sobre os pilares sobre os quais o sucesso da Internet está fundamentado (aberto, múltiplas partes interessadas), mas também continuaremos trabalhando para garantir que a governança da Internet resolva os problemas que afetam às pessoas comuns e àqueles que se sentem deixados de fora.

Além disso, a segurança e as questões sociais no contexto das tecnologias emergentes como a Internet das Coisas apresentarão novos desafios que também irão gerar novas oportunidades para nossa região.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail