Fóruns técnicos: Promovendo a troca de experiências e conhecimento na América Latina e o Caribe

29/06/2011

LACNIC XV foi o cenário perfeito para a reunião de fóruns técnicos como o FLIP 6, LACSEC, Interconexão e LACNOG, onde os participantes trocaram experiências e conhecimentos entre eles e com especialistas reconhecidos da comunidade da América Latina e o Caribe e do mundo. O crescimento e consolidação desses fóruns, ficou demonstrado na qualidade das apresentações e dos palestrantes, bem como na demanda por mais espaço para a troca.

Trabalhando por uma América Latina e Caribe mais seguros

Trabalhando por uma América Latina e Caribe mais seguros (LACSEC 2011)

Trabalhando por uma América Latina e Caribe mais seguros (LACSEC 2011)

O sexto evento de Segurança em Redes para América Latina e o Caribe (LACSEC 2011) contou com seis apresentações de grande importância. Neste fórum foi analisada a tendência global por integrar a cibersegurança às estratégias de segurança nacionais, salientando-se que a atividade maliciosa tem um nível de desenvolvimento menor na América Latina, o que pode ser aproveitado como uma oportunidade para atuar de forma proativa em relação com essa problemática. Principalmente, em um contexto global em que os ataques de Denegação de Serviço (DoS) têm aumentado em complexidade e severidade. A demanda e o interesse pelas temáticas da reunião, fizeram com que a troca continuara numa sessão paralela fora do programa. O evento foi encerrado com um reconhecimento a Carlos Marcelo Martínez, moderador cessante do Fórum de Segurança do LACNIC, cujo trabalho teve um papel importante nas atividades e no crescimento do fórum durante os últimos anos.

Sexto evento de Seguridad en Redes para Latinoamérica y el Caribe (LACSEC 2011)

Vídeos e apresentações estão disponíveis em:
http://www.lacnic.net/pt/eventos/lacnicxv/agenda/lacsec.html

FLIP6, um espaço de referência

A nona edição do fórum do IPv6, que durante sete anos tem convocado a região da América Latina e o Caribe toda, voltou a ser o cenário perfeito para a troca de experiências sobre IPv6 na região. Nesta edição foram tratados assuntos técnicos como IPv6 no mundo dos sensores (6LowPAN), VolP e media streaming. Também questões mais filosóficas como as redes IPv4, sua supervivência através do NAT e a convivência com o IPv6, bem como iniciativas de Tasks Forces e governos do mundo em prol do desdobramento da nova versão do protocolo IP. É claro que não faltaram as vistosas estatísticas sobre a adoção do IPv6 e abundante informação sobre o “World IPv6 Day”.

Vídeos e apresentações estão disponíveis em:
http://www.lacnic.net/pt/eventos/lacnicxv/agenda/flip6.html

Por uma Internet mais regional

NAPLA 2011

NAPLA 2011

Em NAPLA 2011 -o fórum de interconexão regional- houve um avanço para uma Internet mais latino-americana e caribenha. Segundo dados apresentados no fórum, o crescimento do número de usuários na América Latina -35% ano a ano- tem posicionado a região no radar da indústria da Internet. Hoje a região tem 170 milhões de usuários da Internet. Durante as sessões de NAPLA, foram apresentados diferentes esforços realizados por organizações de países latino-americanos que visam regionalizar o tráfego da Internet mediante acordos de peering ou de pares, e foram apresentadas experiências relacionadas com benefícios obtidos pelos acordos de pontos de troca. Também foi difundida a vantagem deste modelo, que é a racionalização dos custos, já que o balanceamento do tráfego é resolvido direta e localmente e não através de redes de terceiros, que muitas vezes encontram-se fisicamente afastadas.

NAPLA 2011

Vídeos e apresentações estão disponíveis em:
http://www.lacnic.net/pt/eventos/lacnicxv/agenda/napla.html

LACNOG, com o olho em outubro

LACNOG, com o olho em outubro

LACNOG, com o olho em outubro

Os operadores de redes da América Latina e o Caribe, reunidos no LACNOG, realizaram no LACNIC XV encontros preparatórios para sua reunião anual de 2011 que neste ano será realizada em Buenos Aires de 4 a 7 de outubro. Nesse fórum a comunidade de Internet vai ter a oportunidade de trocar experiências e informações técnicas relacionadas com a infra-estrutura de redes e debater sobre questões de implementação técnica e práticas operacionais.

Vídeos e apresentações estão disponíveis em:
http://www.lacnic.net/pt/eventos/lacnicxv/agenda/lacnog.html

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail