Antes do Quênia, a construção de entendimentos na América Latina e o Caribe

29/08/2011

4a. Reunião Preparatória do Fórum de Governança da Internet, Porto Espanha, Trinidad e Tobago. De 9 a 11 de agosto de 2011

A necessidade de ter em nossa região um espaço própio para o diálogo político multisetorial aberto a todos os atores, governos, setor privado, comunidade técnica, acadêmica e a sociedade civil,foi o que em 2008 deu origem à Reunião Regional da América Latina e o Caribe, Preparatória do Fórum de Governança da Internet, que neste ano chegou a sua 4ª edição.

Durante essas quatro edições, esse fórum tem proporcionado à comunidade regional, uma oportunidade única de participar, conhecer e influenciar no debate e discussão de questões globais da Governança da Internet, contribuindo assim com as diferentes posições que os atores regionais promovem nos fóruns globais.

Na 4ª Reunião realizada de 9 a 11 de agosto de 2011 na cidade de Porto Espanha, Trinidad e Tobago, foram tratados assuntos como o acesso e a diversidade, privacidade, liberdade de expressão na rede e segurança, gestão de recursos críticos da Internet e assuntos emergentes, entre outros.

Na reunião, 106 representantes de 23 países (13 do Caribe) provenientes de organizações sociais, redes acadêmicas, instituições técnicas e governamentais trocaram posições e debateram amplamente sobre os desafios atuais da governança da Internet na América Latina e o Caribe, como um prelúdio regional do Fórum de Governança (FGI) da Internet de 2011, a ser realizado em setembro, no Quênia.

O encontro de Trinidad e Tobago esteve em consonância com as edições anteriores preparatórias do FGI na região (Montevidéu, Rio de Janeiro e Quito) e, pela pluralidade e riqueza dos seus participantes, logo virou um espaço para o diálogo político multisetorial no qual atores de governos, setor privado, comunidade técnica, acadêmica e organizações da sociedade civil apresentaram suas perspectivas sobre direitos humanos na Internet, assuntos emergentes, dificuldades de acesso, gerenciamento de recursos críticos e principalmente sobre o dilema entre segurança e privacidade na Internet.

O registro das discussões das diferentes sessões está disponível em: http://lacnic.net/sp/eventos/igfprep2011/agenda.html e mostram os difíceis desafios que está enfrentando o crescimento da Internet atualmente. Cabe salientar que em todas as questões esteve subjacente o valor da liberdade de expressão.

Este fórum inicialmente propiciado por APC, NUPEF e LACNIC, este ano acrescentou na coordenação à ISOC, Google e a Caribbean Telecomunications Union (CTU), integrando novos setores à promoção do fórum. Ao mesmo tempo, os importantes aportes realizados pelo CGI.br/NIC.br e o IDRC do Canadá, permitiram sustentar a participação dos diferentes atores e a qualidade do evento.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail