Pesquisa associados 2020: aumentam níveis de satisfação com o LACNIC

28/01/2021

O Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe (LACNIC) aumentou o nível de satisfação e fidelidade de seus associados nos últimos dois anos, de acordo com o trabalho de pesquisa realizado pela consultora internacional MERCOPLUS. 

A satisfação geral com o LACNIC manteve níveis de excelência ao longo das diferentes medições realizadas desde 2014.

Unânime. 98% dos associados pesquisados ​​em 2020 estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a gestão do LACNIC. Nesta ocasião, destaca-se um aumento de 13% entre os que estão muito satisfeitos com o LACNIC, passando esse índice de aprovação de 68% para 81% entre 2018 e 2020. Vale ressaltar também que existe uma queda significativa entre os que estavam muito insatisfeitos, caindo para 1% em 2020.

Rápida e eficaz. Os associados que estão muito satisfeitos com a gestão do LACNIC destacam principalmente a rápida resposta aos pedidos, a conformidade com as respostas obtidas em caso de problemas, o bom atendimento ao cliente e a valorização positiva das capacitações e cursos.

Equipe. A última medição mostra que oito em cada dez entrevistados estão muito satisfeitos com a equipe do LACNIC. Os pesquisados destacam a capacidade técnica dos colaboradores e sua capacidade resolutiva. Também valorizam a clareza e a bondade no vínculo.

Bons serviços. Os serviços e produtos mais usados pelos associados são a designação de recursos IPV4, IPV6 e ASN, capacitações virtuais e Mi LACNIC. Por sua vez, esses serviços são os que apresentam uma melhor relação entre conhecimento e uso, de acordo com a pesquisa MERCOPLUS. É importante destacar que os pesquisados que usaram os produtos e serviços do LACNIC mostram um nível de satisfação muito alto em relação a eles.

As atividades que têm um nível ótimo de aprovação (entre 99% e 100%) são as capacitações presenciais, os eventos anuais e o aplicativo Mi LACNIC.

Comunicação. O estudo observa um aumento considerável no percentual de clientes que se sentem muito satisfeitos com os canais de comunicação oferecidos pela organização. Esse percentual passou de 51% para 70% nos últimos dois anos. O e-mail continua sendo o principal meio de comunicação do LACNIC com os associados, segundo a pesquisa.

Universal. O estudo destaca que o percentual de clientes muito satisfeitos é praticamente universal, e abrange pesquisados de diferentes áreas, tipos de associados e cargos ocupados nas organizações. As respostas espontâneas dos pesquisados que se sentem “muito satisfeitos” identificam à comunicação do LACNIC como um de seus pontos mais fortes. Porém, aqueles que apresentam níveis de satisfação mais baixos, entendem que a empresa deveria melhorar nesse aspecto.

Fidelidade. Os altos níveis de fidelidade do LACNIC têm sido acompanhados por um aumento na satisfação com o serviço (93%) e um baixo percentual de reclamações e tentativas de reclamações (a intenção de reclamação caiu de 7% para 5% nos últimos dois anos) 97% se mostrou satisfeito com a velocidade de resposta do LACNIC perante suas consultas ou reclamações por diferentes motivos. E 94% disse estar muito satisfeito ou satisfeito com a resolução de sua consulta por parte do LACNIC.

Veja o estudo completo aqui ( español)

LACNIC agradece os comentários e sugestões dos associados através da pesquisa, os que servem para melhorar a qualidade do serviço.