Um CSIRT nacional na Costa Rica

30/03/2015

NIC Costa Rica conjuntamente com o Ministério das Ciências, Tecnologia e Telecomunicações desse país avançam na implementação e operação de um CSIRT nacional. Nesse contexto, LACNIC realizou a oficina AMPARO sobre segurança informática em San José de Costa Rica.

Wílmer Ramírez Morera, engenheiro técnico da Unidade de Cyber-segurança do Ministério das Ciências, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica, afirmou que a oficina AMPARO resultou uma iniciativa muito enriquecedora e bem desenhada para a região já que explicou de forma sucinta e com exemplos práticos  as diferentes etapas de criação de um CSIRT.

“A oficina junto com alguns dos exercícios –afirmou- esclareceram certas dúvidas e incógnitas sobre o alcance e funções do nosso CSIRT. Do outro lado, o manual virou uma referência na região para iniciar centros de resposta para incidentes informáticos”.

Ao mesmo tempo, o subdiretor executivo do NIC.CR, Tomás Ananía, disse que a oficina aportou informações por demais valiosas para a constituição e operação de um CSIRT do ponto de vista administrativo. Além disso, Tomás acrescentou que a forma de apresentar os exercícios “evidenciaram a necessidade de estar devidamente organizados dentro do CSIRT, porque a clareza das funções e uma adequada comunicação a nível interno, com os clientes e com outros CSIRT irão determinar a capacidade do CSIRT de responder e resolver os incidentes com que se irão deparar”.

Ramírez acredita que essa oficina na América Central vai ser uma ferramenta muito valiosa para a criação e posta em andamento de mais CERT e CSIRT. No entanto argumenta que ainda “há grandes obstáculos e desafios a serem enfrentados para uma adoção mais ampla da segurança informática, em que os mais urgentes são: atingir uma maior sensibilização da população e alcançar compromissos mais fortes das juntas diretivas e cúpulas empresariais com o tema do aumento (ou designação) dos orçamentos para equipamentos de segurança informática”.

Para Ananía, um dos maiores desafios em matéria de segurança informática na Costa Rica é justamente a consolidação do CSIRT nacional. Tanto o Ministério das Ciências, Tecnologia e Telecomunicações, quanto o NIC.CR e outras organizações que colaboram e trabalham para fortalecer a segurança informática confiam em que é um projeto altamente vantajoso para o país. “Devemos continuar apoiando para que lenta, mas firmemente, seja constituída uma rede de confiança capaz de proteger a infraestrutura crítica da Costa Rica”, acrescentou o subdiretor executivo do NIC.CR.

O funcionário agradeceu o LACNIC pela colaboração oferecida através das capacitações e do apoio para fortalecer ainda mais os programas e projetos da região.

No mesmo sentido Ramirez exprimiu: “Nesse esforço por fortalecer a cultura da segurança informática consideramos que o LACNIC será um grande aliado colaborando com diversos conteúdos educacionais de precisão técnica; facilitando normas, recomendações e outros; e promovendo parcerias internacionais ou mecanismos de cooperação entre os diferentes atores globais e continentais da segurança informática. Somos gratos pelos esforços e apoios dados pelo LACNIC e esperamos continuar contando com sua orientação para projetos futuros”.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail