• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Segurança cibernética

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

19/12/2018

Segurança cibernética

Sob a proteção da segurança. projeto AMPARO de LACNIC organizou, neste ano, quatro oficinas para treinar a comunidade com o objetivo de criar Centros de Resposta a Incidentes em Segurança Informática (CSIRT, por sua sigla em inglês). Mais de 120 profissionais dos principais órgãos de segurança dos países da região participaram dessas oficinas, realizadas em Trinidad e Tobago, Guatemala, Honduras e Uruguai.

Ameaças cibernéticas. Segundo os relatórios enviados este ano ao WARP de LACNIC, o phishing continuou sendo em 2018 a principal ameaça cibernética na América Latina e o Caribe, com 60% dos ataques, embora tenha havido um aumento significativo no uso do malware (18.9%) e do redirecionamento (16.35%). Durante o webinar “Tendências em ataques de segurança cibernética na nossa região”, organizado por LACNIC, os responsáveis pelo WARP apontaram que o cibercrime consegue se apropriar de 15 a 20% das economias geradas pela Internet por ano.

Uma rotação-chave. Em 11 de outubro deste ano, começou um fato histórico. Nesse dia, pela primeira vez foi usada a nova chave das extensões de segurança do sistema de nomes de domínio . A chamada rotação das chaves irá finalizar em março de 2019 com a supressão da antiga chave do equipamento nas instalações da ICANN dedicadas ao gerenciamento de chaves.

O time dos sonhos. Montevidéu reuniu, este ano, os principais especialistas do mundo em cibercrime e crimes cibernéticos da Team Cymru, uma organização global especializada em segurança cibernética. Convidados por LACNIC, o sócio local da Team Cymru, o seleto grupo de profissionais abordou os principais desafios para enfrentar os crimes cibernéticos e acordou melhorar a cooperação internacional para enfrentar uma crescente proliferação de gangues criminosas na Internet.

Maior resiliência. O programa + Raízes de LACNIC, em aliança com a Netnod, promoveu a instalação na região de anycast do servidor raiz I da Internet na região da América Latina e o Caribe.

Três organizações foram escolhidas entre 15 que se apresentaram na chamada para a instalação de instâncias de root servers.

O primeiro desses projetos foi concretizado no Paraguai.