Segurança cibernética

19/12/2018

Sob a proteção da segurança. projeto AMPARO de LACNIC organizou, neste ano, quatro oficinas para treinar a comunidade com o objetivo de criar Centros de Resposta a Incidentes em Segurança Informática (CSIRT, por sua sigla em inglês). Mais de 120 profissionais dos principais órgãos de segurança dos países da região participaram dessas oficinas, realizadas em Trinidad e Tobago, Guatemala, Honduras e Uruguai.

Ameaças cibernéticas. Segundo os relatórios enviados este ano ao WARP de LACNIC, o phishing continuou sendo em 2018 a principal ameaça cibernética na América Latina e o Caribe, com 60% dos ataques, embora tenha havido um aumento significativo no uso do malware (18.9%) e do redirecionamento (16.35%). Durante o webinar “Tendências em ataques de segurança cibernética na nossa região”, organizado por LACNIC, os responsáveis pelo WARP apontaram que o cibercrime consegue se apropriar de 15 a 20% das economias geradas pela Internet por ano.

Uma rotação-chave. Em 11 de outubro deste ano, começou um fato histórico. Nesse dia, pela primeira vez foi usada a nova chave das extensões de segurança do sistema de nomes de domínio . A chamada rotação das chaves irá finalizar em março de 2019 com a supressão da antiga chave do equipamento nas instalações da ICANN dedicadas ao gerenciamento de chaves.

O time dos sonhos. Montevidéu reuniu, este ano, os principais especialistas do mundo em cibercrime e crimes cibernéticos da Team Cymru, uma organização global especializada em segurança cibernética. Convidados por LACNIC, o sócio local da Team Cymru, o seleto grupo de profissionais abordou os principais desafios para enfrentar os crimes cibernéticos e acordou melhorar a cooperação internacional para enfrentar uma crescente proliferação de gangues criminosas na Internet.

Maior resiliência. O programa + Raízes de LACNIC, em aliança com a Netnod, promoveu a instalação na região de anycast do servidor raiz I da Internet na região da América Latina e o Caribe.

Três organizações foram escolhidas entre 15 que se apresentaram na chamada para a instalação de instâncias de root servers.

O primeiro desses projetos foi concretizado no Paraguai.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail