O WARP do LACNIC comemora 5 anos de gestão em segurança cibernética

28/11/2019

Nos seus cinco primeiros anos de gestão, o grupo especialista em incidentes de segurança, criado com o nome de LACNIC WARP (Warning, Advice and Reporting Point) capacitou 800 profissionais especialistas em segurança cibernética da região e gerenciou 600 incidentes informáticos importantes na América Latina e o Caribe. 

Criado em 2014 para atender à crescente demanda da comunidade técnica, o WARL de LACNIC conquistou reconhecimento regional e internacional por promover capacidades de prevenção, detecção e resposta a incidentes de segurança nos territórios do escopo do RIR.

Neste primeiro período de cinco anos, o WARP organizou 19 oficinas AMPARO na região, visando fortalecer e promover Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática – CSIRTS (por sua sigla em inglês). Como resultado desse esforço, foram formadas equipes de resposta a incidentes na Costa Rica, Honduras, Bolívia, México e Equador, e os centros existentes nos demais países que receberam especialistas do LACNIC foram fortalecidos. “Oitocentos profissionais especializados foram capacitados”, salientou Graciela Martínez, responsável pelo WARP.

O WARP possui um mapeamento atualizado de todas as equipes da América Latina dedicadas à prevenção de ataques cibernéticos, que podem ser acessadas aqui https://warp.lacnic.net/mapa-csirts

Os referentes principais desses centros se encontraram nas 10 reuniões presenciais de LAC-CSIRTs organizadas durante os eventos do LACNIC. Esses encontros serviram para capacitar em prevenção, detecção e resposta a incidentes, bem como fortalecer a relação de confiança entre organizações de natureza semelhante da região.

A equipe do WARP publicou mais de 25 alertas de segurança perante eventos considerados críticos, em coordenação com outras organizações dedicadas à prevenção de ataques cibernéticos.

O trabalho profissional da equipe do WARP permitiu que ele se juntasse à elite mundial das organizações dedicadas à segurança informática.  Nesse sentido, LACNIC assinou acordos de cooperação com organizações de renome: FIRST, CERT.br, Message, Mobile, Malware Anti Abuse Working Group (M3AAWG), Anti- Phishing Working Group (APWG), Stop, Think & Connect (STC) e Team Cymru.

A rede formada com essas organizações internacionais “gerou um relacionamento mais próximo e mais confiável entre os membros, uma maior velocidade e eficiência na comunicação e uma troca frutífera de informações”, acrescentou Martinez.

A gestão desses cinco anos do WARP foi baseada nos pilares promovidos pelo LACNIC de contribuir para uma Internet estável, aberta, em crescimento contínuo e, principalmente, mais segura.

Até hoje, LACNIC é o único dos cinco RIR que oferece a seus associados um serviço de gestão de incidentes e de geração de alertas de segurança, que publica no site do WARP.

Leia o relatório completo aqui (em espanhol).