• Newsletter

• Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Segurança cibernética

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

30/01/2019

México instala cópia do servidor raiz I com apoio de LACNIC

O México incorporou uma nova cópia de um dos servidores raiz da Internet para fortalecer sua infraestrutura e melhorar o desenvolvimento da rede. O servidor foi instalado pela empresa Transtelco na Cidade do México com o apoio do programa + Raízes de LACNIC, um projeto do RIR regional que busca fortalecer a resiliência, estabilidade e segurança da Internet na região.

O equipamento instalado é uma cópia do servidor raiz I (um dos 13 servidores originais da Internet no mundo). A companhia mexicana foi selecionada na chamada do programa + Raízes de LACNIC de 2017, realizada em conjunto com a Netnod, operadora do servidor raiz I.

Alejandra Moreno, Proyect Manager Engineering da Transtelco, disse que este projeto foi lançado em um dos locais de maior tráfego da Internet no México (Cidade do México), o que irá beneficiar um grande número de usuários e organizações.

Qual foi o motivo que levou a Transtelco a se apresentar na chamada de LACNIC para instalar esta cópia anycast na CDMX?

Porque a Transtelco se concentrou no desenvolvimento progressivo de sua infraestrutura de rede, como uma companhia que oferece serviços de rede de alto desempenho para empresas nacionais e transnacionais, nós vimos a oportunidade de fortalecer nossa arquitetura gerenciando a instalação e hospedagem de uma cópia anycast no CDMX, que é uma das principais cidades do México em que há troca de tráfego.

Existem cópias de servidores raíz no México?

Levando em conta o que diz a página http://www.root-servers.org/ , há um total de seis cópias de servidores raiz no México.

Qual é o interesse de fazer parte do projeto +Raízes?

A Transtelco é uma empresa que compartilha a visão de LACNIC sobre o importante papel que representam as cópias dos servidores raiz, portanto, fazendo parte desse projeto, iremos melhorar e fortalecer a flexibilidade, estabilidade e segurança da Internet tanto em nível global quanto regional.

Como foi para vocês o processo de apresentação e posterior execução da iniciativa?

Graças ao excelente suporte e colaboração da Netnod e de LACNIC, o processo foi simples, e todos os procedimentos administrativos, financeiros e técnicos foram realizados com sucesso desde o início do processo até a instalação e ativação do servidor.

Quais organizações ou usuários serão beneficiados com a cópia do servidor I?

A Transtelco é uma das provedoras com maior tráfego no México; com a instalação do servidor raiz são beneficiados um grande número de usuários residenciais e empresariais em 34 mercados.

Quais melhorias são esperadas da operação deste servidor raiz?

Na Transtelco, temos certeza de que, além de melhorar a conectividade local e global, a estabilidade, disponibilidade e velocidade de resposta do sistema DNS irão aumentar, tornando-se uma excelente iniciativa e o início de um relacionamento para o qual podemos prever grandes sucessos.