Lançamento do projeto FORT: Segurança de roteamento para uma Internet livre e aberta

28/03/2019

Lançamento do projeto FORT: Segurança de roteamento para uma Internet livre e aberta

O Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe (LACNIC) e NIC México lançam conjuntamente a iniciativa FORT, um projeto técnico para fortalecer a segurança de roteamento e proteger a liberdade na Internet na região da América Latina e o Caribe.

A iniciativa é desenvolvida com o apoio do fundo para o fortalecimento da infraestrutura crítica do Open Technology Fund, um empreendimento global que busca proteger a liberdade de expressão na Internet. O projeto visa tornar os sistemas de roteamento mais seguros e resilientes através da promoção da certificação de recursos usando RPKI mediante a implementação de um validador desenvolvido conjuntamente por LACNIC e o NIC México. Da mesma forma, a iniciativa pretende reduzir as vulnerabilidades do sistema de roteamento que hoje impactam sobre a segurança dos usuários e seu livre acesso às informações na Internet.

A primeira parte do projeto consistirá no desenvolvimento de um validador de RPKI, que ficará a cargo do NIC México e da área I+D de LACNIC, cuja equipe tem ampla experiência no trabalho com software sobre certificação de recursos. A segunda instância incluirá uma campanha de implementação para usar este software de validação de rotas em pelo menos quatro países ou sub-regiões. A criação de um novo validador de RPKI -hoje o mais utilizado mundialmente é o de RIPE NCC- permitirá que o sistema de validação RPKI seja mais robusto, contribuindo assim com a segurança do roteamento na Internet.

Finalmente, a terceira parte do projeto tentará estudar como a segurança de roteamento está vinculada à liberdade na Internet. Existem violações ao uso gratuito da Internet na região que se relacionam com fraquezas da infraestrutura da rede. Sob este componente, LACNIC e NIC México trabalharão na produção de uma ferramenta que documentará os incidentes de roteamento na região e procurará detectar quais deles constituem sequestros intencionais. A ferramenta será de acesso aberto e se espera que ajude a identificar tendências regionais nos sequestros de rotas.

Além disso, será gerado um relatório sobre como os incidentes de roteamento intencionais afetam a segurança dos usuários e a liberdade da Internet no contexto da América Latina e o Caribe. O relatório procurará apresentar casos específicos em que os sequestros intencionais tenham impactado na segurança, a privacidade e o livre acesso às informações na Internet no contexto regional.

O projeto será liderado por uma equipe internacional de profissionais da equipe de LACNIC e do NIC México, com o apoio de consultores da América do Sul e da Europa. Haverá uma página web na qual os progressos da iniciativa serão comunicados.