• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Cooperação

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

28/03/2017

LACNIC promove instalação de cópias do Servidor Raiz I

LACNIC está promovendo a instalação na América Latina e o Caribe de cópias anycast do Servidor Raiz I de Netnod através de uma chamada aberta para todas as organizações da Internet da região.

A primeira chamada já está aberta e prevê a instalação de pelo menos 5 cópias do Servidor Raiz I. Aqueles interessados em hospedar uma das cópias devem preencher os requisitos em http://www.lacnic.net/web/lacnic/raices-llamado.
Os territórios onde serão instaladas as cópias serão definidos por um comitê de seleção, integrado por LACNIC e Netnod, que avaliará as propostas das organizações candidatadas e depois coordenará com as potenciais instituições host e a provedora dos servidores raiz. Se for pertinente, LACNIC poderá agir como patrocinador para a instalação de um servidor raiz.

Esta iniciativa faz parte do programa +Raízes de LACNIC que tem por objetivo principal a instalação de cópias anycast dos servidores raiz nos países da região.
A instalação desses servidores em pontos estratégicos da região como IXP (Internet Exchange Points) e NAP (Network Access Points) pretende atingir um acesso mais resiliente a um dos recursos críticos da Internet como é o DNS.

As cópias dos servidores raiz já instaladas na América Latina e o Caribe tem beneficiado aos usuários da região já que impactaram positivamente na percepção da velocidade da conexão à rede e fortaleceram a infraestrutura da Internet aumentando a estabilidade dos serviços.

O programa +Raízes de LACNIC já instalou 17 cópias dos servidores de origem do sistema de nomes de domínio da Internet na região da América Latina e o Caribe.
O servidor I é um dos 13 servidores originais da Internet no mundo (dez dos quais estão instalados nos Estados Unidos, dois na Europa e um no Japão). Uma limitação tecnológica impede que os servidores originais sejam mais de 13, de modo que foi desenvolvida uma técnica chamada anycast, que permite criar clones de esses servidores raiz (chamados espelhos), que uma vez operacionais são indistinguíveis dos originais.

O projeto + RAIZES é desenvolvido por LACNIC desde 2004 e, através dele, foram instaladas cópias de servidores raiz na América Latina e o Caribe para melhorar o acesso à rede no continente e contribuir significativamente para a estabilidade da Internet em toda a região e no mundo.