LACNIC lança um centro para gerenciamento de respostas a incidentes

05/11/2014

LACNIC anuncia o lançamento de um Centro de coordenação de respostas a incidentes em segurança informática para os membros de sua comunidade (WARP LACNIC).

O WARP (Warning Advice and Reporting Point) de LACNIC será uma equipe coordenadora e facilitadora da gestão de incidentes para que os membros da comunidade da região possam gerenciar seus problemas de segurança informática e possam acessar as informações confidenciais sobre as ameaças latentes na América Latina e o Caribe, afirmou Graciela Martínez, responsável do WARP LACNIC.

O centro vai tentar fazer as coordenações necessárias para o fortalecimento das capacidades de resposta a incidentes relacionados com os endereços da Internet da América Latina e o Caribe, no âmbito dos objetivos específicos estabelecidos por LACNIC com vista a atingir o fortalecimento constante de uma Internet segura, estável, aberta e em contínuo crescimento.

O WARP de LACNIC vai cumprir basicamente três funções: a notificação de incidentes, a intermediação de informações anônimas com os membros de LACNIC e o envio de avisos de segurança.

O WARP de LACNIC vai garantir aos membros absoluta confidencialidade durante todo o processo de levantamento e análise de informações sensíveis, as que irão servir para criar avisos de segurança, fomentar o uso de boas práticas na região e aumentar a conscientização sobre as ameaças e soluções perante possíveis ataques informáticos.

Os associados de LACNIC serão beneficiados com o WARP já que vão ter um ponto de referência para notificar incidentes de segurança, procurar ajuda acerca de como resolver esses incidentes em casos de ataques e estar informados sobre possíveis ameaças na região.

Este centro não vai ter autoridade para atuar sobre as operações dos sistemas de sua comunidade, com exceção dos sistemas internos próprios de LACNIC, pelo que não irá fornecer assistência direta remota nem in situ para a atenção de incidentes de segurança, ainda quando os mesmos envolverem endereços da Internet da América Latina e o Caribe.

Para mais informações acesse: http://www.lacnic.net/web/warp/inicio

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail