LACNIC

Segurança cibernética

LACNIC anuncia a composição de seu CSIRT

31/03/2020

O Registro de Endereços da Internet da América Latina e do Caribe (LACNIC), ator de referência reconhecido pela comunidade técnica e organizações internacionais pelo seu trabalho na prevenção, detecção e resposta a incidentes de segurança, anuncia a constituição de seu Centro de Resposta a Incidentes em Segurança Informática (CSIRT). Em virtude da crescente demanda da comunidade técnica e perante à maturidade alcançada pelos serviços que até este momento eram prestados pelo WARP do LACNIC. 

O CSIRT LACNIC será um hub de coordenação sobre os incidentes de cibersegurança nos países da América Latina e do Caribe, que buscará colaborar para a mitigação dos possíveis efeitos desses incidentes. Trabalhará também para aprofundar os conhecimentos sobre incidentes dos profissionais da região.

O CSIRT LACNIC continuará desenvolvendo atividades, treinamentos e serviços para os associados ao RIR e para a sua comunidade.

Experiência e maturidade.  O CSIRT LACNIC consolida o trabalho profissional do WARP do LACNIC que durante seus cinco anos de existência treinou 800 especialistas em cibersegurança da região, assim como gerenciou e coordenou 600 incidentes informáticos de grande importância na América Latina e no Caribe.

Naquele momento, a equipe do WARP publicou mais de 25 alertas de segurança perante eventos considerados críticos, em coordenação com outras entidades dedicadas à prevenção de ataques cibernéticos.

Por conta do seu trabalho de prevenção em cibersegurança, o LACNIC passou a fomar parte da elite mundial das entidades dedicadas à segurança informática, assinando acordos de cooperação com as organizações FIRST.org, CERT.br, Message, Mobile, Malware Anti Abuse Working Group (M3AAWG), AntiPhishing Working Group (APW), Stop, Think & Connect (STC) e Team Cymru.

Por mais informação acesse o site www.csirt.lacnic.net