Instalam no Paraguai uma cópia do servidor raiz I do DNS

27/03/2018

Instalam no Paraguai uma cópia do servidor raiz I do DNS

No âmbito da chamada realizada por LACNIC e Netnod, o NIC do Paraguai (NIC.py) tem sido uma das organizações selecionadas para instalar cópias anycast do servidor raiz I da Internet na região da América Latina e o Caribe.

A instalação deste servidor faz parte do programa + Raízes de LACNIC que procura fortalecer a resiliência, estabilidade e segurança da Internet na região.

Das três organizações escolhidas entre as 15 que se apresentaram à chamada para a instalação de instâncias de servidores raiz – o Ministério da Segurança do Chile e a Transtelco de México, também foram escolhidas- o NIC.py é a primeira a concretizar o projeto.

Guillermo Cicileo, responsável pelo Programa de Segurança e Estabilidade da Internet de LACNIC, salientou a proposta do NIC paraguaio e valorizou que o servidor raiz já esteja em funcionamento desde meados de fevereiro.

A instalação desses servidores cópias em pontos estratégicos da região, tem conseguido um acesso mais resiliente a um dos recursos críticos da Internet como é o DNS, acrescentou Cicileo.

Enquanto isso, Ignacio Velázquez, diretor do NIC.py, afirmou que a cópia do servidor raiz beneficiará todos os usuários da Internet no Paraguai e fortalecerá a infraestrutura no país. Em entrevista com LACNIC News, Velázquez destacou o apoio de LACNIC e Netnod para concretizar o projeto e afirmou que estamos perante o começo de uma nova etapa.

Qual foi o motivo que levou vocês a se apresentarem à chamada de LACNIC para instalar esta cópia anycast?

Historicamente, o Paraguai não tem sido uma referência regional para as tecnologias da Internet. Antes de 2014, a instalação de um servidor raiz no território nacional nem sequer estava nos planos.

Com foco no potencial que o nosso país tem em nível tecnológico, o fortalecimento da infraestrutura da Internet a nível nacional foi colocado dentro dos objetivos do NIC.py  Isso deu origem à ideia de ter pelo menos uma instância de um servidor raiz para começar. Uma vez adquirida a experiência, o passo seguinte foi adicionar outro servidor raiz, neste caso, o servidor I.

Existem cópias de servidores raiz no Paraguai?

Antes de termos a cópia do servidor raiz I, tivemos o suporte da ICANN para instalar o servidor raiz L.

Qual é o interesse de fazer parte deste projeto?

O NIC.py tem a missão de manter e conservar os servidores de nomes para o domínio de primeiro nível “PY”. O fortalecimento da infraestrutura DNS faz parte desse objetivo, de modo que a experiência dos usuários em termos de resolução de domínios é melhorada ao ter um servidor raiz DNS mais próximo.

O processo de apresentação e posterior execução da iniciativa foi simples para vocês?

Graças à colaboração recebida da comunidade por meio dos fóruns e reuniões regionais, a nível técnico não houve dificuldades; e graças ao apoio de LACNIC e Netnod, os requisitos administrativos e financeiros foram concretizados sem problemas.

Quais organizações serão beneficiadas no Paraguai com a cópia do servidor I?

Atualmente, o servidor raiz I publica suas rotas para o provedor da Internet do NIC.py, um dos maiores ISP de todo o país e, a partir deste, para seus clientes corporativos e upstreams. Além disso, está presente dentro do ponto de troca da Internet principal do Paraguai, IXpy. Até hoje, a maioria dos ISP nacionais têm presença dentro do IXpy.

Quais melhorias são esperadas da operação deste servidor raiz?

Atualmente, temos duas cópias de servidores raiz no território nacional. Ao gerenciar um TLD, a latência na resolução dos domínios é melhorada em certa porcentagem; também, acreditamos que é nosso dever ajudar a melhorar a estabilidade do país e da região em termos da Internet; e estamos convencidos de que este é o início de uma etapa em que os usuários paraguaios poderão desfrutar de uma melhor experiência na Internet.