LACNIC

Segurança cibernética

Equipes de cibersegurança no Caribe

24/09/2015

A fim de enfrentar os crescentes incidentes relacionados com a cibersegurança e a ciberdelincuência, diversos países do Caribe resolveram estabelecer equipes de resposta aos incidentes de segurança informática para oferecer serviços de prevenção e detecção dos incidentes, complementados com serviços da gestão deles .
A Equipe da Resposta aos Incidentes da Segurança Informática do Caribe, chamada CARICERT, foi criada com a intenção visionária de ajudar a companhias, países e organizações da região do Caribe para manter uma experiência mais segura e protegida na Internet.
CARICERT, que funciona em Curaçao, oferece serviços de prevenção, detecção e gestão de incidentes, além do recomendar em matéria de políticas de segurança informática e leis e regulamentos na cibersegurança.

Este centro detecta e compartilha informação sobre incidentes da segurança e ameaças concretas que recebem de membros e também de outros CERT do mundo com quais é associado.
Ao verificar que os incidentes e as ameaças informadas são reais, as organizações da região recebem essa informação com um serviço de notificação, que permite agir nas ameaças novas na segurança de maneira oportuna, obtendo consequentemente uma proteção segura.
Também essa equipe coordena os esforços de resposta entre as partes involucradas num incidente determinado, incluindo à vítima do ataque, outros sítios implicados no ataque e os provedores do serviço da Internet (ISP).