Advertem sobre IP geradoras de SPAM

02/03/2015

O Centro para gerenciamento de respostas a incidentes em segurança informática –WARP- criado por LACNIC teve que lidar com 39 problemas na região durante seus primeiros cinco meses de funcionamento.

Os relatórios de SPAM ocuparam os primeiros lugares de preocupação da equipe coordenadora de LACNIC já que em apenas um mês foram enviados 38 milhões de spam desde 1575 endereços IP, informou Graciela Martínez, responsável do Warning Advice and Reporting Point (WARP) de LACNIC.

O WARP de LACNIC facilitou às empresas e organizações da região o gerenciamento dos 39 incidentes de segurança reportados nesses cinco meses e procurou realizar as coordenações necessárias com os afetados para o fortalecimento de suas capacidades de resposta.

Também o WARP alertou o resto da comunidade sobre as ameaças à segurança informática mais latentes na América Latina e o Caribe

Spam. Graciela apontou que a geração de SPAM provoca enormes perdas à Internet porque envolve muita energia de processamento, de uso dos sistemas e de banda larga das redes. Como exemplo, disse que em dezembro, 1500 IP da América Latina e o Caribe geraram 38 milhões de correios SPAM. “É um número muito grande e preocupante”, salientou.

Com base nas informações coletadas, LACNIC vai começar alertar os geradores de SPAM e vai proporcionar recomendações sobre o gerenciamento do correio spam, garantindo absoluta confidencialidade.

“Esse processo de coleta e análise de informações sensíveis serve para gerar alertas de segurança, fomentar o uso das boas práticas na região e conscientizar sobre as ameaças e possíveis soluções para ataques cibernéticos”, acrescentou Martínez.

Nesse sentido, estão sendo assinados acordos com empresas e organizações da região de LACNIC para a troca de informações.

O WARP de LACNIC também gerenciou ataques de denegação de serviços, ataques de força bruta e casos de phishing, conseguindo respostas imediatas para que o site fraudulento seja excluído.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail