A região soma outro servidor raiz

30/07/2018

A região soma outro servidor raiz

O Panamá instalou uma cópia anycast do servidor raiz K para melhorar a infraestrutura crítica da Internet desse país e poder responder de forma mais eficiente a possíveis ataques de DDoS ou eventuais falhas operacionais da rede.

A iniciativa de instalar o servidor raiz K no Centro de Dados de Cable and Wireless Panama (CWP), nasceu do projeto + Raízes liderado por LACNIC, informou Nayreth González Dunkley, chefe da Rede Nacional de Multiserviços da Autoridade Nacional para a Inovação Governamental do Panamá (AIG), sócio local de CWP no projeto.

A chave para decidir a instalação foram os benefícios e melhorias que traz a nível local o fato de ter a cópia de um servidor raiz de resolução de nome de domínio, disse González.

Russell Bean, gerente de operação e manutenção da Internet de Cable and Wireless Panamá, salientou o apoio de LACNIC para a instalação do servidor raiz. “Durante todo o processo, LACNIC esteve conosco, começando com o patrocínio do servidor bem como com o suporte na configuração e implementação do mesmo”, disse o engenheiro Bean.

Esse servidor raiz terá um impacto positivo na infraestrutura da Internet no Panamá. A iniciativa de hospedar uma cópia de um servidor raiz é produto do compromisso constante da AIG e CWP de garantir altos níveis de estabilidade e qualidade do serviço da Internet, e da importância de contribuir para o fortalecimento do serviço de resolução de nomes (DNS) no Panamá e na região, disseram os dois entrevistados.

Contar com essa cópia local do servidor K no Panamá é de extrema importância, segundo González e Bean, pois contribui para o fortalecimento da segurança, rapidez de resposta, estabilidade, resiliência e infraestrutura crítica do serviço de Internet em seu território. Além disso, a criticidade dos serviços DNS (Domain Name Resolution) diminui, o que se traduz em uma melhor resposta a possíveis ataques de denegação de serviços (DDoS) ou em qualquer falha na infraestrutura que deixe inoperantes servidores raiz localizados em outros regiões do mundo.

Bean salientou que as organizações e usuários beneficiados com a cópia deste servidor serão todos aqueles conectados à Internet no Panamá. Foi instalado por Cable & Wireless Panamá, que fez as respectivas interconexões com a Intered, que é o ponto de troca deste país, com o objetivo de melhorar os tempos para resolver os nomes de domínio em consultas feitas por todos os usuários e clientes dos provedores de serviço da Internet conectados a este ponto de troca.

O projeto +Raízes é uma iniciativa de LACNIC para promover a instalação de cópias anycast dos servidores raiz nos países da região da América Latina e o Caribe. Por meio da instalação desses servidores em pontos estratégicos da região como os IXP (Internet Exchange Points) e NAP (Network Access Points) pretende-se alcançar um acesso mais resiliente a um dos recursos críticos da Internet como é o DNS.