+ Raízes apoia quatro cópias novas Anycast na região

28/08/2020

+ Raízes apoia quatro cópias novas Anycast na região

As organizações IXP.GT da Guatemala, Telefônica de El Salvador, PIT do Peru e o Conselho Nacional de Universidades (CNU) da Nicarágua foram selecionados este ano pelo Programa +Raízes do LACNIC para instalarem cópias dos servidores raiz originais da Internet.

Foram dezesseis as organizações da América Latina e do Caribe que se apresentaram para a convocatória 2020 +RAÍZES, interessadas em hospedar uma instância de servidor. A princípio, o comitê selecionou quatro beneficiários, no entanto é provável que o número de organizações aumente mais adiante, em função dos acordos com os operadores de servidores raiz do DNS (RSO).

A instalação destas cópias dos servidores raiz permitiu melhorar de forma significativa os tempos de acesso a eles, da maioria dos países da América Latina e do Caribe, segundo o estudo “Uso de root servers do DNS na América Latina” .

Através do projeto +RAÍZES do LACNIC foram instalados cerca de 40 cópias dos servidores raiz da Internet em organizações da região. Este projeto busca o fortalecimento da infraestrutura da Internet na América Latina e no Caribe, assegurou Guillermo Cicileo, líder de Pesquisa e Desenvolvimento em Infraestrutura da Internet do LACNIC e responsável pelo programa +RAÍZES.

Eleitos 2020. Para a seleção das organizações foram considerados diferentes aspectos, tais como: países que não contam com cópias de root servers auspiciados pelo programa ou que possuem um número menor de cópias de outros root-servers, sites onde são beneficiados um número maior de usuários com o serviço, sites interconectados com um número relevante de vários sistemas autônomos, entre outros. Estes critérios não são excludentes, é feito um balanço entre uns e outros, em acordo com os operadores dos servidores raiz de DNS.

Após a escolha das organizações onde serão hospedadas as cópias, o processo continuará com a assinatura dos acordos de confidencialidade para avançar na compra e na eventual importação dos servidores em cada país. Assim que o server estiver no destino começará a etapa de instalação.

A instalação dos novos espelhos internos da zona raiz do DNS na América Latina e no Caribe vai permitir continuar melhorando os tempos de resposta (tempo de viagem de ida e volta ao servidor).

Desde 2013, o LACNIC realiza uma convocatória anual com o intuito de incentivar a implementação do root servers na região, promovendo a sua instalação para melhorar a infraestrutura da Internet.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments