Roteamento

O Internet Routing Registry do LACNIC está avançando

28/04/2021

O Registro de Roteamento da Internet (Internet Routing Registry) do LACNIC já tem mais de um ano de funcionamento pleno. Este tempo de fornecimento de informação das operadoras da região através da plataforma MILACNIC, possibilitou a criação de um banco de dados para que outros atores utilizem a informação no seu sistema de roteamento.

A contribuição colaborativa das operadoras está permitindo melhorar a integridade do roteamento na Internet. “A informação disponível no IRR pode ser usada para desenvolver planos de roteamento por parte dos provedores da Internet, assistindo o processo de criação dos filtros para BGP a fim de permitir ou denegar o tráfego em suas redes, entre outras coisas”, afirma Guillermo Cicileo, líder de pesquisa e desenvolvimento do LACNIC em um artigo publicado no LACNIC Labs.

O IRR do LACNIC está à disposição de todas as operadoras da região com acesso à plataforma MiLACNIC. Cicilio sinaliza que um maior fornecimento de informação permitirá melhorar a segurança e a estabilidade da Internet a nível geral, evitando problemas na publicação global de rotas.

Durante o tutorial Roteamento Seguro do LACNIC 35, Cicileo compartilhará detalhes de como criar objetos no IRR, como utilizá-los, como consultar os dados do IRR do LACNIC e como configurar routers de forma automática a partir desta informação.

Todos estes objetos gerados no IRR do LACNIC são públicos e estão disponíveis através dos servidores FTP do LACNIC. Também podem ser consultados através de diferentes interfaces web e o serviço WHOIS.

Origem do IRR do LACNIC. O projeto nasceu com base ao bom nível de adoção do RPKI na região – uma tecnologia que possui fins semelhantes para a proteção da informação do roteamento – bem como para os interesses das operadoras ao contar com novas opções para melhorar a segurança do roteamento na Internet.  Já naquele momento – 2019 – a comunidade técnica da região da América Latina e Caribe tinha discutido e analisado as necessidades de criar um IRR para seus associados.

Por consultas ou comentários, entre em contato via e-mail: tecnologia@lacnic.net