Nova cópia de servidor raiz I melhora a experiência de usuários no México

28/01/2021

Nova cópia de servidor raiz I melhora a experiência de usuários no México

Com apoio do LACNIC, através do seu projeto +Raízes e de Netnod, operadora do Servidor original I da Internet, localizada na Suécia, instalou-se no México a segunda cópia desse root server.

Mediante um novo acordo com a Transtelco, empresa que já tinha uma cópia operativa do anycast I no México DF, este servidor foi localizado em Monterrey para prestar serviço a milhares de usuários e empresas clientes deste ISP mexicano.

Toth G. Alonso, Engineering PM da Transtelco, destacou que a cópia do servidor original I possibilitará uma melhoria na experiência de navegação dos usuários da Internet, graças ao tempo de resolução de domínios mais rápido.

Como é a operação da Transtelco no México? Como é a sua clientela? Quais serviços oferece?

Transtelco começou oferecendo serviços de conectividade nas principais cidades da fronteira entre os Estados Unidos e o México. Depois implementamos infraestrutura nos principais pontos de troca de tráfego IP para conseguir melhorar a conectividade dos clientes, dentre os quais se encontram outros ISP da região, bem como empresas nacionais e transnacionais. A rede da Transtelco estende-se do sudoeste dos Estados Unidos à costa leste, no México e em toda a América Latina, construída sobre múltiplos sistemas de cabos submarinos e anéis de fibra terrestre. O portfólio de soluções da Transtelco inclui acesso dedicado à Internet, transporte de longa distância e metropolitano, conectividade privada, colocação em centros de dados e telefonia.

Vocês têm relações de peering ou carriers no México?

As relações com os grandes CDN e o resto dos provedores, é chave para sermos competitivos neste mercado. Um fator muito importante na experiência do usuário é a latência, razão pela qual a Transtelco busca, constantemente, estabelecer acordos de troca de tráfego ou peering, tanto no México como nos USA e na América Latina.

Quais os benefícios esperados com a instalação de uma cópia anycast do servidor raiz l em Monterrey?

O benefício principal é a melhoria na experiência de navegação dos usuários da Internet, graças ao tempo de resolução de domínios mais rápido. O servidor atenderá a pedidos de DNS dos mercados principais do México da região norte e central.

Quais organizações serão beneficiadas com a cópia do servidor I?

Tanto usuários empresariais como residenciais de diferentes operadoras no México serão beneficiados ao conseguirem usar este servidor para resolução de nomes de domínio.  A quantidade de relações de peering da Transtelco no México permite que o servidor seja utilizado por clientes direta ou indiretamente conectados à rede Transtelco.

Este é o segundo servidor I instalado pela Transtelco no México.  Por que decidiram fazer parte do projeto +Raízes? O que destacariam da iniciativa do LACNIC e da Netnod?

A primeira cópia do servidor raiz I, foi instalada na Cidade do México, com o intuito de atender os usuários do centro e do sul do país. Esta nova cópia tem o objetivo de prestar serviços aos usuários do norte do México. Acompanhando os eventos organizados pelo LACNIC, fica claro que quanto mais cópias forem implementadas no mundo, o serviço de DNS será mais estável, rápido e seguro. Aproveitando o projeto de +Raízes com a Netnod é muito mais fácil implementar estas cópias de DNS em colaboração com a equipe do LACNC, que dá apoio durante todo o processo de implementação.

A partir do funcionamento deste segundo root server, quais seriam as melhorias esperadas nos serviços e nas operações? Há diferença entre esta cópia e a que vocês instalaram no México DF?

Graças a esta nova cópia na cidade de MonterreyNL, usuários da região norte do México, não terão que utilizar servidores nos Estados Unidos. Isso significa que usuários dos estados de Chihuahua, Coahuila, Nuevo León, Tamaulipas, Durango, San Luis Potosí e Zacatecas poderão ter acesso a este servidor em apenas um milésimo de segundo de latência, o que representa, definitivamente, uma melhora na experiência de navegação.

Do ponto de vista da infraestrutura, não existe diferença entre a cópia do México DF e a de Monterrey NL, o único que muda é a regionalização e a engenharia de tráfego para que os usuários possam utilizar a cópia mais próxima. O mais importante para as operadoras é melhorar a experiência e a qualidade do serviço através da diminuição da latência entre o usuário e o conteúdo. O projeto +Raízes contribui diretamente para este objetivo. É um prazer para a Transtelco colaborar com o LACNIC neste projeto.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments