Impulso ao IXP da região para fortalecer Internet

30/06/2021

Impulso ao IXP da região para fortalecer Internet

LACNIC, junto à Associação de Operadoras de Pontos de Troca de Tráfego da América Latina e Caribe (LAC-IX) e Internet Society, dão apoio aos IXP que estão em fase de desenvolvimento em organizações ou países da região.

Os Pontos de Troca de Tráfego da Internet (IXP, por suas siglas em inglês) cumprem um papel fundamental referente à infraestrutura da Internet, já que proporcionam resiliência à rede e melhoram o desempenho tanto em velocidade de acesso como em latência. Trata-se de um modelo colaborativo onde diferentes redes de provisão de acesso e de conteúdo realizam troca de tráfego a nível local e regional.

No ano passadoIXP.GT da Guatemala, IX-DO da República Dominicana e IXSY de Yucatán, México, contaram com o apoio da aliança entre o LACNIC, LAC-IX e a Internet Society. O LACNIC contribuiu com este acordo, fornecendo um servidor em cada caso para hospedar serviços relacionados com a melhoria na segurança e estabilidade de roteamento. “São servidores que ajudarão na implementação de validadores RPKI para melhorar a segurança de roteamento BGP, route-servers e sistemas como IXP Manager para facilitar a administração de roteamento no IXP, coletores BGP para contar com a informação sobre a interconexão local, dentre outros servidores”, afirmou Guillermo Cicileo, Líder de pesquisa e desenvolvimento de Internet do LACNIC.

O trabalho de interconexão, a troca de tráfego e os IXP melhoram a conectividade local nas regiões desenvolvidas, permitindo um relacionamento com as comunidades locais que são fundamentais. O programa para IXP ajuda a desenvolver comunidades técnicas de Internet e operadoras de redes na nossa região.

Estes IXP estão em uma fase de crescimento e adotaram uma infraestrutura online com as melhores práticas para o correto funcionamento dos IXP.

Também são promovidas as denominadas Normas Mutuamanet Acordadas para Segurança do Roteamento (MANRS), já que os IXP se tornaram um referente para a comunidade local. Isso facilita chegar às operadoras com o fim de implementar as configurações requeridas para a redução das ameaças mais comuns ao sistema de roteamento.

Como parte deste impulso, LAC-IX, Internet Society e o LACNIC trabalham em conjunto para promover a implementação das ações de MANRS para os pontos de troca de tráfego da região, mediante webinars e ciclos de capacitações. Além disso, o LACNIC impulsionou um programa de treinamento que consiste em quatro módulos, com uma duração de duas horas cada um para os referidos IXP, consistente no uso de BGP em IXP, RPKI em IXP, DNS em IXP e IPv6 em IXP.

Segundo Gabriel Adonaylo, coordenador do LAC-IX “O espaço de cooperação entre as organizações da Internet da região constitui em um aspecto fundamental no fortalecimento dos IXP. Desta forma nossos associados conseguem alcançar níveis muito bons no desenvolvimento de sua infraestrutura e de seus serviços, reduzindo o tempo de implementação”.

“Estamos orgulhosos em colaborar com o LACNIC e com o LAC-IX no fortalecimento das capacitações dos IXP da região LAC”, sinalizou Israel Rosas, Gerente sênior de desenvolvimento regional da Internet Society. “Durante a pandemia causada pela COVID-19, percebemos que a Internet é um salva-vidas. Os IXP foram uma peça fundamental no fortalecimento da infraestrutura da Internet e no aumento da sua resiliência; e, ao mesmo tempo, são uma prova fidedigna do poder da comunidade para enfrentar todo tipo de desafios.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments