Aumenta o interesse na região por cópias de servidores raiz

30/06/2021

O programa +Raízes do LACNIC recebeu candidaturas de 23 organizações da região interessadas em hospedar cópias dos servidores raiz de DNS este ano.

Os projetos apresentados para a chamada serão avaliados nos próximos meses pelo LACNIC e pelas operadoras dos Root Server que colaboram no programa +RAÍZES. O anúncio dos selecionados está previsto para ser efetuado em meados de agosto.

Guillermo Cicileo, Líder de pesquisa e desenvolvimento em infraestrutura da Internet do LACNIC, sinalizou que a triagem implicará na possibilidade de financiar os servidores e os possíveis acordos com os beneficiários para que contribuam com a infraestrutura.

O objetivo principal de +Raízes é a instalação de cópias anycast dos servidores raiz nos territórios de cobertura do LACNIC. Estes servidores são colocados em pontos estratégicos —IXP (Internet Exchange Points) e NAP (Network Access Points)— com o intuito de atingir um acesso mais resiliente para um dos recursos críticos da Internet, como é o caso do DNS.

Para escolher os pontos onde serão instaladas as cópias, serão levados em conta a conectividade nacional e internacional da organização, os ASN com os quais está interconectada, o número de usuários finais beneficiados e sua capacidade de financiamento, bem como a quantidade de instâncias de root servers existentes em cada país, entre outros aspectos relevantes.

Segundo um estudo recente, estudo do LACNIC, realizado pelo pesquisador Hugo Salgado do NIC Chile, as cópias anycast na região dos 13 servidores raiz da Internet reduziram drasticamente a latência e melhoraram a experiência dos internautas da América Latina e Caribe.

O programa +Raízes do LACNIC promoveu a instalação de mais de 30 cópias dos servidores raiz na região, gerando um impacto direto na infraestrutura crítica da Internet.