Roteamento

A região adiciona três root server com apoio do LACNIC

28/04/2021

Com o impulso do programa +Raízes do LACNIC, organizações e redes acadêmicas da Argentina, Guatemala e Suriname, instalaram cópias do servidor raiz I da Netnod. Isto permitirá melhorar a infraestrutura crítica da Internet em cada um desses países e na região do Caribe.

Cada uma dessas cópias aumentará a eficiência das consultas de DNS realizadas nesses países, bem como permitirá uma melhor resposta perante eventuais ataques de DDoS contra o DNS, ou perante a potenciais falhas operativas da Internet nesses territórios.

Os root server I foram instalados na Asociação de Redes de Interconexão Universitária (ARIU) da Argentina, na empresa Telesur do Suriname, e no Ponto de Troca de Tráfego da Internet (IXP) da Guatemala.

 “No nosso esforço por oferecer um serviço melhor de DNS à região da América Latina, Netnod teve a sorte de se associar com o LACNIC. Com o conhecimento do LACNIC sobre o ecossistema da Internet na região e nossa experiência na implementação e operação de infraestrutura e serviços de DNS, temos uma excelente associação através da qual a Netnod e o LACNIC continuam melhorando os serviços de DNS nos lugares corretos”, salientou Lars-Johan Liman, especialista sênior em sistemas da Netnod.

A implementação destes servidores I faz parte de um acordo firmado entre o LACNIC e a Netnod sobre o papel que as cópias dos servidores raiz devem desempenhar na segurança, estabilidade e resiliência da Internet.

A experiência do IXP.  Marco Antonio To do IXP.GT, sinalizou que o Ponto de Troca de Tráfego da Guatemala –recentemente criado- está crescendo, não apenas em números de associados, mas também em serviços. “Estamos muito gratos pela ajuda da comunidade latino-americana e em especial do LACNIC, que foi chave no desenvolvimento e no crescimento do projeto”, afirmou Marco Antonio To.

Salientou que o servidor raiz é chave para a infraestrutura da Internet da Guatemala. Trata-se da primeira cópia de um servidor raiz nesse país, o que reforça a estabilidade da Internet na Guatemala e na região.

Destacou que o servidor raiz já está operativo, e a organização viu o tráfego fluindo dele e até ele. “Isto quer dizer que nossos associados estão tendo resoluções de domínio muito mais rápidas, o que se torna uma melhor qualidade de experiência para os usuários finais na Guatemala”, concluiu o especialista do IXP da Guatemala.

O objetivo principal de * Raízes é a instalação de cópias anycast dos servidores raiz nos países da região do LACNIC.

A chamada 2021 do programa estará aberta até meados do mês de maio. Informe-se aqui.