Uma ferramenta para revelar domínios registrados em um NIC

29/07/2021

Uma ferramenta para revelar domínios registrados em um NIC

NIC.ar, com sua proposta de desenvolver uma solução para o levantamento automático e periódico da totalidade dos domínios registrados em um NIC, resultou uma das organizações vencedoras da convocatória do Programa FRIDA do ano passado.

A ferramenta proposta pelo NIC.ar pretende identificar as características, fortalezas e fraquezas dos domínios registrados para a otimização do uso dos recursos dentro de uma organização e diagramação de ações que se aproximem às necessidades dos usuários, afirmou ao LACNIC News Romina Auletta Guirado do NIC Argentina.

Como é a solução de software planejada pelo NIC.ar para fazer o levantamento da totalidade dos domínios registrados em um NIC?

Estamos desenvolvendo uma Ferramenta de Levantamento Contínuo (HRC), que é uma solução de software integral que permite o levantamento constante, automático e periódico da totalidade dos domínios cadastrados em um Registro de Domínios, para a observação e o cumprimento dos padrões web definidos a nível internacional, assim como dos bons costumes dentro do ecossistema de domínios.

Quais os objetivos deste projeto no ecossistema de domínios?

A missão de HRC é identificar as características, fortalezas e fraquezas dos domínios cadastrados, para a otimização dos recursos dentro de uma organização e a diagramação das ações que se aproximem às necessidades dos usuários e dos registrados.

Quais fortalezas e fraquezas esta ferramenta ajudará a identificar?

Através do módulo levantamento, coletará informação sobre os seguintes indicadores:

  • Utilização de certificados SSL
  • Utilização de DNSSEC
  • Utilização de CMS
  • Suporte de responsive design
  • Acessibilidade
  • Utilização de registros DKIM e SPF

Como é possível otimizar a utilização dos recursos dentro de uma organização a partir desta solução informática que vocês estão propondo?

A informação agregará eficácia nos processos de tomada de decisões dentro de uma organização. Os dados levantados, além disso, poderão resultar de grande utilidade, não apenas para os NICs ou registros. Com informação sobre parâmetros como acessibilidade, por exemplo, dá para colaborar com organismos e instituições que promovam a implementação dos padrões aprovados pelo W3C nesta matéria. A ferramenta permite também consultar um histórico dos parâmetros levantados. Isto quer dizer que o acompanhamento é integral: HRC ajuda a detectar fraquezas, diagramar ações assertivas e medir o impacto através de comparações temporais.

O que aprenderam com a participação na convocatória do programa FRIDA?

Neste ponto devemos destacar o espírito colaborativo da região, bem como a importância do trabalho em equipe. Tanto pela excelente predisposição do staff do LACNIC para responder nossas consultas e dar apoio a um processo atingido pela pandemia, quanto pelos colegas de países vizinhos que sempre nos acompanham com interesse, fazendo o seguimento do desenvolvimento desta ferramenta que acreditamos será uma solução para todos.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments