Um lugar de prestígio: moderar o Fórum de Políticas de LACNIC

01/04/2016

As pessoas que têm servido como moderador do Fórum de Políticas de LACNIC tornaram-se referentes da comunidade, porque eles são vistos como ativistas envolvidos em questões de interesse para os países da América Latina e o Caribe.

Em momentos em que está em andamento a chamada para escolher um novo moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas de LACNIC, Christian O’Flaherty e Nicolás Antoniello, dois destacados profissionais das TIC da região, compartilharam sua visão sobre esse cargo que ocuparam em diversos períodos.

O’Flaherty moderou o Fórum de Políticas de 2004 a 2008. Para O’Flaherty “o Fórum de Políticas de um registro regional de endereçamento da Internet é a comunidade mais importante na administração de recursos da Internet de uma região. No Fórum são discutidas e acordadas as regras que deverá seguir o registro regional para todas as delegações que faça”.  Nesse sentido O’Flaherty disse que “o correto funcionamento do registro regional depende do bom trabalho dessa comunidade”.

Em relação a sua experiência, apontou que moderar o Fórum de Políticas é “uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade única de conhecer as necessidades e os atores influentes em cada país”.

Ele explicou que o moderador está ao serviço da comunidade da Internet da região, funcionando como um elo entre o registro e os membros da comunidade, suas empresas e organizações.  Considerou uma honra e uma experiência pessoal e profissional “altamente recomendável” a oportunidade de liderar o Fórum de Políticas.

Nicolás Antoniello teve sua responsabilidade como moderador no Fórum de LACNIC entre 2009 e 2015. Em sua opinião, além da responsabilidade e compromisso com a comunidade regional e global da Internet, moderar o Fórum dá a oportunidade de ser parte ativa em um processo de desenvolvimento de políticas que é a chave para a região. “Permite fazer parte das mudanças -disse Antoniello- quando estas são necessárias, tanto da análise profunda dos requerimentos de desenvolvimento de novas políticas quanto da revisão das existentes”.

Antoniello valorizou sua experiência de seis anos como moderador do Fórum. “O balanço é muito positivo. Ele deixa o conhecimento e a experiência do desenvolvimento coletivo de propostas e políticas com muita aprendizagem. Inclusive em um nível pessoal ajuda a melhorar as habilidades de comunicação e, por que não, de liderança em discussões em que toda a região está envolvida. Ele deixa muitos colegas e amigos, sem os que nada no que eu chamo de “uma aventura” seria possível nem faria sentido”, concluiu.

A chamada atual para o cargo de moderador encerra em 12 de abril e o único requisito para se candidatar é ser membro de LACNIC ou indicado por um membro.  Para mais informações acesse: http://www.lacnic.net/web/elecciones/2016-co-moderador

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail