Três propostas serão discutidas no Fórum Público online do LACNIC33

16/04/2020

O Fórum de Políticas do LACNIC33 será realizado remotamente no dia 5 de maio às 17:00UTC, ministrado por Tomas Lynch e Ariel Weber.

Conforme a nova modalidade do Fórum, foi resolvido para esta ocasião abordar três propostas de políticas que serão analisadas com a comunidade.  

O autor de cada política terá 7 minutos para apresentá-la, logo após, um integrante do Staff do LACNIC fará uma análise do impacto da mesma para depois passar às perguntas dos participantes.

As políticas. A primeira proposta a ser analisada é a que propõe mudanças no Procedimento Eleitoral. Esta proposta estabelece alterações no procedimento para eleger os moderadores. Propõe, entre outras coisas, a incompatibilidade de funções com outros cargos que estejam diretamente vinculados ao processo de desenvolvimento de políticas; o fato de que ambos os moderadores não possam ser do mesmo país, dá a possibilidade de renovar funções só uma vez e propõe a convocação de candidatos em fevereiro.

A segunda proposta de política que o Fórum analisará, será a eliminação do requerimento de ASN para usuários finais.  Esta proposta busca eliminar a obrigatoriedade de que os usuários finais tenham que contar com um ASN para fazer uso dos endereços que lhe são alocados. Atualmente para que um endereço seja designado a um usuário final, este usuário deve justificá-lo com seu próprio sistema autônomo. A política proposta propõe excluir esse requisito.

A terceira política a ser discutida será sobre ROAs RPKI com ASN 0.  Ao utilizar RPKI, uma organização pode emitir um (Routing Origin Authorization) que indique um conjunto de blocos de endereços que podem ser anunciados com uma origem e um ASN específico. Outras organizações que também utilizam RPKI podem usar esta informação para decidir quais anúncios de rotas são legítimos e quais não. Pode ser emitido também um ROA com ASN 0 (zero) em um campo ASid, para firmar que os blocos de endereços contidos não devem ser aceitos. Esta proposta de política recomenda que o LACNIC emita ROAs com ASN 0, com blocos de endereços não distribuídos/não alocados, como um método para indicar que os anúncios de redes com esses endereços não devem ser aceitos pelas redes que utilizam validação de origem RPKI.

Lembre-se que para participar do Fórum e das demais atividades do evento, deverá cadastrar-se aqui.

Subscreva a lista de Políticas para participar da discussão.