LACNIC

Políticas

Ratificação de políticas: confira cada uma delas

23/07/2019

Duas das onze propostas de políticas analisadas e debatidas durante o Fórum Público de Políticas de LACNIC 31 em Punta Cana foram ratificadas, e uma delas já foi implementada.

A proposta de política já implementada é a do esclarecimento da subdesignação do IPv6 para usuários finais. Impulsionada por Jordi Palet, esta política redefine, em relação aos usuários finais do IPv6, o termo designar como “delegar espaço de endereçamento a um usuário final para uso exclusivamente dentro de sua infraestrutura ou para fins de interconexão”. Além disso, não permite a subdesignação a terceiros, fora da referida infraestrutura.

A segunda proposta ratificada – ainda não implementada- possibilita a transferência de recursos IPv4 entre LACNIC e outros Registros Regionais da Internet (RIRs)

Impulsionada por Jordi Palet MartínezEdwin Salazar e Edmundo Cázarez, esta proposta amplia o atual mecanismo de transferências IPv4 dentro da região, para permitir transferências de recursos IPv4 entre diferentes regiões e alinhar LACNIC com um mercado já existente (APNIC, ARIN e RIPE permitem transferências bidirecionais).

Se você quiser mais informações sobre as transferências IPv4, participe do webinar que LACNIC vai organizar sobre este assunto no dia 22 de agosto. Em breve, anunciaremos a abertura das inscrições.

Do outro lado, duas novas políticas de políticas estão em discussão:

Modificação do tempo necessário para que uma proposta seja apresentada no Fórum Público de Políticas.  Essa proposta, impulsionada por Edmundo Cázarez, tem como objetivo estender o prazo para apresentar uma proposta no Fórum para três semanas. Atualmente esse tempo é de uma semana.

–   Atualização de “Recuperação e devolução de recursos” e consistência com o resto do manual. Essa proposta, conforme indicado pelo seu autor Jordi Palet, atualiza o título da seção 7 do manual de políticas como “Revogação e devolução de recursos”, modifica a redação atual do processo e corrige outras seções do manual, entre outros aspectos.

Confira aqui o restante das propostas que hoje estão em discussão e assine aqui à lista de políticas para fazer parte da discussão.