Propostas a serem discutidas no Fórum Público de Políticas de LACNIC 27

27/04/2017

Propostas a serem discutidas no Fórum Público de Políticas de LACNIC 27

A comunidade vai decidir no Fórum Público de Políticas de LACNIC, que será realizado no marco do evento de maio em Foz do Iguaçu (Brasil), sobre oito propostas de mudanças nas políticas da administração dos recursos da Internet da região de LACNIC.

As propostas, que foram apresentadas por membros da comunidade, estão em plena fase de discussão na lista de correio de Políticas de LACNIC https://politicas.lacnic.net/

O que a comunidade quer refere basicamente à alteração do tamanho de alocação inicial do IPv6, a possibilitar as transferências inter-regionais para LACNIC, a alteração do tamanho mínimo de designação de endereços IPv4 para as organizações ISP e a revogação de recursos.

Transferências IPv4. A questão de permitir transferências de blocos IPv4 para LACNIC, impulsionado por Daniel Miroli IP Trading, propõe permitir às organizações da América Latina e o Caribe obterem blocos de endereços de outros Registros Regionais da Internet que permitam a transferência inter RIR.

Na sua justificação, Miroli argumenta que uma política de transferências inter-regionais no sentido “unidirecional para LACNIC”, daria a oportunidade a um grande número de operadores da região de adquirir recursos e tê-los devidamente registrados em LACNIC.

Segundo a análise de impacto da proposta realizada pela equipe de LACNIC, a proposta poderia aplicar “nos casos em que uma organização fonte solicite realizar uma transferência de um bloco IPv4 para uma organização na região de LACNIC. A organização fonte poderia pertencer a nossa região ou a uma região cujas políticas RIR permitem a transferência de endereços para LACNIC.”

Segundo a análise, para a implementação desta proposta teria de articular mudanças nos sistemas em coordenação com o RIR, para que, na hora da proposta ser implementada, suas políticas sejam compatíveis para realizar transferências tal como estabelecido na presente proposta.

Tamanho mínimo do IPv4 Outra proposta de mudança de política em debate é a que procura modificar o tamanho da designação mínima de endereços IPv4 para os ISP, do /22 atual para um /24.

Segundo os promotores desta mudança, com a terminação do espaço de endereços IPv4 na região “alguns dos novos ISP enfrentam o problema de não serem capazes de cumprir os requisitos mínimos de uso dos endereços estabelecidos para obter a designação de um / 22 de LACNIC, e, ao mesmo temo, seus provedores também não têm a disponibilidade de endereços necessária para designar.

É por isso que presente proposta sugere modificar o tamanho da designação mínima de um /22 para um /24, de modo que os requisitos para solicitar endereços IPv4 sejam mais fáceis de alcançar pelos operadores que hoje usam muitos poucos endereços para prestar serviços.

Também é considerado o fato de que a designação de endereços será por única vez, já que a região se encontra na fase final do esgotamento de endereços IPv4.

Alteração inicial IPv6 Há duas  propostas de políticas sobre alterações ao tamanho de alocação inicial do IPv6, tanto ambas impulsionadas por Jordi Palet Martinez Consulintel.

Em resumo, referem a que existem organizações da região que não são necessariamente ISP no sentido estrito “tradicional” que poderiam não justificar suficientemente uma necessidade maior de / 32 com o texto atual da política. Propõe, portanto, alterar as políticas para que aquelas organizações que poderiam qualificar para uma alocação inicial maior a /32, recebam os endereços se entregarem um documentação que justifique o pedido.

Há outra proposta de política em análise na lista de discussão e está relacionada com a retificação do tamanho de alocação inicial. Segundo Jordi Palet, seu promotor, tem como objetivo evitar um trabalho desnecessário de renumeração do ISP que solicita os endereços e da equipe de LACNIC.

Palet argumenta nesse caso que se uma organização, durante a implementação do IPv6, observar que existem discrepâncias hoje em relação a quando ela fez o pedido de alocação inicial, referidas às necessidades do tamanho da mesma, poderá justificar um novo plano de endereçamento para LACNIC, sem necessidade de esperar a cumprir os requisitos da designação subsequente, e, portanto, na vai ter que demonstrar limiares de uso, mas sim o desejo de aplicar um plano de endereçamento diferente e mais apropriado para a realidade da implementação a ser realizada.

Para se cadastrar na lista de discussão de políticas, acesse: https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments