• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Políticas

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

30/05/2019

Políticas novas: houve consenso em relação a duas propostas

Houve consenso em relação a duas das onze propostas de políticas analisadas e debatidas durante o Fórum Público de Políticas de LACNIC 31 em Punta Cana, e agora se encontram na etapa de comentários finais. Trata-se da política que permite a transferência de recursos IPv4 entre LACNIC e outros Registros Regionais da Internet (RIRs) e da política sobre o esclarecimento da subdesignação de usuários finais do IPv6.

O Fórum de Punta Cana teve uma participação ativa da comunidade, com debates animados e enriquecedores sobre todas as propostas apresentadas para modificar políticas em vigor ou introduzir novas regras nos 33 territórios do escopo de LACNIC.

A proposta sobre permitir a transferência de recursos IPv4 entre LACNIC e outros Registros Regionais da Internet – política impulsionada por Jordi Palet Martínez, Edwin Salazar e Edmundo Cázarez – gerou uma troca frutífera entre os presentes, a maioria deles entendendo que o contexto atual ajuda a promover uma possível abertura para outros RIRs.

Esta proposta, que chegou a consenso no Fórum e na lista de Políticas, propõe ampliar o atual mecanismo de transferências IPv4 dentro da região para permitir transferências de recursos IPv4 entre diferentes regiões e alinhar LACNIC com um mercado já existente (APNIC, ARIN e RIPE permitem transferências bidirecionais).

Outra das políticas que alcançou consenso durante o Fórum é a que, em relação aos usuários finais do IPv6, propõe redefinir o termo designar como “delegar espaço de endereçamento a um usuário final para uso exclusivamente dentro de sua infraestrutura ou para fins de interconexão”. Nesta proposta, não é permitida a subdesignação para terceiros, fora de dita infraestrutura,.

Em relação às demais políticas discutidas (mudanças no registro e validação do contato de abuso das organizações associadas a LACNIC; um código de conduta sobre a lista de correio de políticas; regras sobre o sequestro de rotas (BGP); a adequação da redação do manual sobre fusões, aquisições, reorganizações e realocações de associados de LACNIC); a modificação do processo eleitoral para os moderadores do PDP e a designação de recursos de forma única e exclusiva ainda estão na fase de discussão inicial.

Confira as apresentações de todas as propostas aqui, e assine à lista de políticas aqui.

Maior participação

O evento em Punta Cana contou com uma maior participação da comunidade tanto no Fórum Público de Políticas quanto no workshop prévio “HANDS-ON: Muda as regras da Internet! ”, organizado por Gianina Pensky, coordenadora de Políticas e Capacitação de LACNIC; e por Ariel Weher e Paola Pérez, moderadores do PDP.

Nesta oficina, cerca de 55 participantes aprofundaram sobre o mecanismo de propostas de políticas e também sobre as questões atuais em discussão. Este encontro também procurou capacitar os interessados em todo o processo de desenvolvimento de políticas e incentivá-los a apresentar políticas.