Participação de destaque de LACNIC no IETF de Buenos Aires

28/04/2016

No aniversário de 30 anos do desenvolvimento dos padrões da Internet, a Internet Engineering Task Force, a equipe global de engenheiros e profissionais que acorda os aspectos técnicos do funcionamento da Rede (conhecida como IETF por sua sigla em inglês), reuniu-se pela primeira vez na América Latina e o Caribe.

LACNIC teve a honra de ser coorganizador desse histórico encontro celebrado nos primeiros dias de abril em Buenos Aires (Argentina) com a participação de mais de 1000 profissionais de 55 países diferentes.  Assim mesmo, a ampla delegação de LACNIC participante do IETF fez contribuições nas sessões gerais e nas atividades satélite organizadas no marco do evento.

O CEO de LACNIC, Oscar Robles, ofereceu em uma das sessões plenárias durante a semana do IETF uma conferência sobre “Os desafios da Internet nas regiões menos favorecidas” que propõe concentrar os esforços técnicos para trazer conectividade para áreas com menos recursos econômicos na região (assista o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=3_wgZm8oUnc).

Enquanto isso, a Área Técnica de LACNIC organizou uma sessão chamada RPKI Signing Party em que compartilhou as ferramentas fornecidas para a sua comunidade, a fim de assinar criptograficamente os recursos de numeração dos membros de LACNIC e a criação de certificados e ROA (Route Origin Authorizations). Houve uma exposição do uso da ferramenta conhecida como “RPKI ROA-Wizard” que simplifica o processo de criação de ROA e sugere recomendações baseadas nos recursos anunciados e os recursos de numeração de cada membro; e a nova versão do “RPKI Announcements” que permite verificar em tempo real o estado de validez dos recursos uma vez criados os correspondentes Certificados e ROA no repositório do RPKI.

Outro ponto importante da participação de LACNIC no IETF de Buenos Aires foi no Hackathon, uma competição de programadores em que os desenvolvedores são encorajados a discutir, colaborar e desenvolver ideias, exemplos de código e soluções que mostram implementações práticas dos padrões do IETF. A equipe de técnicos de LACNIC interveio com grande sucesso nesta competição.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail