• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Políticas

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

27/03/2018

Onze propostas de políticas para serem discutidas no Panamá

Criar um Registro da Internet Global (GIR), habilitar transferências de pacotes IPv4 de outros registros para LACNIC, modificar o processo de desenvolvimento de políticas e implementar ações que permitam a geolocalização dos endereços IP, são algumas das onze propostas de políticas que estarão em discussão na terça-feira, 1º de maio, no Fórum Público de Políticas de LACNIC 29.

Todas as propostas estão em fase de discussão na lista de políticas e estarão sujeitas a análise e busca de consenso durante o encontro de LACNIC no Panamá.

RIR Global. A proposta de criar um RIR virtual (Registro Global da Internet), segundo o seu autor, Nicolas Antoniello, é atender organizações que, por sua natureza são de natureza global e têm operações em mais de uma região. Para Nicolas, o RIR virtual teria a tarefa de designar recursos de endereçamento IP e números de Sistemas Autônomos àquelas organizações que não possuem uma regionalização estabelecida e única.

Em sua justificativa, o autor da proposta aponta que atualmente existem várias organizações que operam em mais de uma região e que solicitam recursos de endereçamento para um RIR e depois usam esses mesmos endereços (e até mesmo o mesmo sistema autônomo) em mais de uma região diferente daquela que outorgou os recursos. Confira mais sobre a proposta aqui:

Transferências para LACNIC. Daniel Miroli, da IP Trading, mantém sua proposta de permitir que organizações da América Latina e o Caribe obtenham blocos de endereços de outros Registros Regionais da Internet. Na sua justificação, Miroli argumenta que uma política de transferências inter-regionais no sentido “unidirecional para LACNIC”, daria a oportunidade a um grande número de operadores da região de adquirir recursos e tê-los devidamente registrados em LACNIC. Confira detalhes desta proposta aqui:

Recursos por fusão/aquisição de empresas. Outra das questões em discussão na lista de Políticas que será analisada no Panamá refere a uma atualização da política de transferências por fusão/aquisição de empresas.

Ricardo Patara propõe que os recursos legados que são transferidos por compra ou fusão de uma empresa ou organização deixem de serem legados, e que os mesmos não possam ser transferidos pelo tipo de transferências 2.3.2.18 de novo por um ano. Assim, as duas políticas de transferências (2.3.2.17 por fusão/aquisição e 2.3.2.18 outras transferências) manteriam uma coerência. Confira detalhes aqui.

Geolocalização dos IP Cada vez mais serviços na Internet entregam ou restringem o conteúdo de acordo com a localização do usuário, diz Jorge Lam na justificativa de sua proposta de política para adicionar novos requisitos para estabelecer a localização de um endereço IP. Atualmente, um dos recursos mais usados para a geolocalização é a informação que pode ser obtida no registro de LACNIC.

No entanto, se um endereço IP for redesignado para um país diferente daquele designado por LACNIC, a informação de localização do IP fica mais complicada de obter porque dita informação não é refletida no arquivo que é publicado no WHOIS.

Lam propõe publicar também um arquivo com as subdesignações feitas pelos membros de LACNIC para facilitar a geolocalização de endereços IP. https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2018-3?language=pt

Um novo processo de desenvolvimento de políticas. Jordi Palet propôs uma modificação importante no Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP).

Ele propõe uma busca consensual on-line das políticas, discutindo através da lista de políticas sem a necessidade de uma discussão no fórum público.

Coloca o desaparecimento da exigência de alcançar consenso no fórum público e incorpora um processo de apelação, caso existam discrepâncias com relação ao consenso.

Em resumo, Palet propõe que, primeiro, as políticas sejam discutidas por 8 semanas na lista; depois, que os moderadores decidam sobre o consenso por 2 semanas; e, se isso for alcançado, seguiriam mais 4 semanas de últimos comentários antes de serem enviadas à Diretoria de LACNIC. https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2018-6?language=pt

Contatos por abusos. Há uma proposta de política, que está em discussão na lista e será analisada em profundidade no Panamá, para melhorar o registro dos contatos das organizações-membro de LACNIC perante casos de abuso. Esta proposta visa garantir a existência de um contato abuse-c correto perante eventuais casos de vítimas e o processo para seu uso. https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2018-5?language=pt

Duas do IPv6. Também serão discutidas duas propostas de políticas relacionadas ao IPv6. Uma delas está relacionada com uma mudança técnica na atualização de recomendações para o gerenciamento da alocação e designação dos endereços IPv6  (https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2018-4?language=pt); a outra refere às subdesignações do IPv6 (https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2018-7?language=pt)