• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Políticas

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

30/04/2019

Onze propostas de políticas foram discutidas em Punta Cana

Onze propostas de políticas apresentadas por membros da comunidade foram analisadas e discutidas durante o Fórum Público de Políticas de LACNIC 31.

Contato de abuso. Impulsionado por Jordi Palet, propõe-se um mecanismo para validar os contatos de abuso do WHOIS (abuse-c e abuse-mailbox) das organizações associadas a LACNIC e, assim, poder informar os casos de abuso e tentar resolvê-los de maneira apropriada. A proposta pretende que LACNIC valide a existência de um contato abuse-c correto de cada associado e estabeleça os objetivos que o procedimento deverá cumprir. Esta proposta continua no período de discussão inicial. Confira o vídeo aqui.

Usuários finais do IPv6. O mesmo autor, Jordi Palet, promove uma política sobre o esclarecimento da subdesignação de usuários finais do IPv6. Propõe redefinir o termo designar como “delegar espaço de endereços para um usuário final para uso exclusivamente dentro de sua infraestrutura ou para fins de interconexão”, em vez de “seu uso dentro da infraestrutura da Internet”.  Palet aponta na sua proposta que a subdesignação para terceiros, fora dessa infraestrutura, não estaria permitida. A proposta alcançou consenso e entra no periodo deúltimos comentários. Confira o vídeo aqui. 

Código de conduta. Também foi uma política sobre o uso aceitável da Lista de Políticas, que estabeleça um código de conduta para os participantes, respeitando certas regras e estabelecendo sanções em caso de incumprimento. Chamada de “Uso Aceitável da Lista de Políticas” (AUP – Política de Uso Aceitável), esta política visa restringir possíveis atividades perturbadoras e contrárias ao espírito da Lista de Políticas. Esta proposta continua no período de discussão inicial. Confira o vídeo aqui.

Transferências entre RIRs. Duas políticas para permitir a transferência de endereços IPv4 entre LACNIC e outros Registros Regionais da Internet foram discutidas no Fórum. Uma das políticas coloca que só possa ser habilitada a transferência de recursos legados, e a outra promove a possibilidade de realizar transferências de todo tipo de recursos IPv4 (legados e não legados). A primera proposta alcançou consenso mas porque mutuamente está excluindo com a proposta lac-2019-1 v1, o autor decidiu abandono-la. A segunda alcançou consenso e entrou no periodo de últimos comentários. Confira o vídeo aqui.  

Três sobre fusões. Para atualizar no manual uma situação que ocorre de fato com a transferência de endereços IPv4 e outros recursos de uma organização quando há uma fusão, aquisição ou reorganização, Edwin Salazar, Jordi Palet e Edmundo Cazárez propuseram três políticas específicas para ASN, IPv6 e IPv4. Estas propostas continuam no período de discussão inicial.

Sequestro de rotas. Carlos Friacas, Jordi Palet e Fernando Frediani promovem uma norma para explicitar que o sequestro de rotas (BGP) é uma violação das políticas de LACNIC e, portanto, não é aceito como prática dentro dos 33 territórios do escopo do RIR da América Latina e o Caribe. Esta iniciativa não se refere a simples erros operacionais, mas tenta identificar e abordar eventos intencionais de sequestro do BGP. A proposta de política estabelece um procedimento para verificar si houve intencionalidade no sequestro de rotas e cria um comitê de especialistas mundiais com diferentes instancias de apelação para determinar se houve ou não intencionalidade no sequestro de uma rota. Esta proposta continua no período de discussão inicial. Confira o vídeo aqui.

Processo eleitoral (Moderadores PDP). Esta proposta estabelece mudanças no PDP no procedimento para a eleição dos moderadores. Esta proposta continua no período de discussão inicial. Confira o vídeo aqui.

Os recursos serão designados de forma única e exclusiva. O objetivo desta proposta é explicitar que a designação de recursos é feita de forma exclusiva, conforme indicado em várias seções do manual de políticas. Esta proposta continua no período de discussão inicial Confira o vídeo aqui.

Convidamos vocês a participarem da lista de políticas acessando: link.