• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

IPv6

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

31/10/2017

Novas políticas sobre o IPv6 e o processo de recuperação de recursos

A comunidade de LACNIC atingiu consenso sobre quatro mudanças a políticas relacionadas à administração de recursos de numeração da Internet na América Latina e o Caribe.

Durante o Fórum de Políticas, realizado no LACNIC 28 em Montevidéu, a comunidade conseguiu chegar a um consenso sobre quatro propostas que estavam em discussão na lista de políticas. Atualmente, essas alterações estão na fase de comentários finais e serão enviadas à Diretoria de LACNIC para sua aprovação final e entrada em vigor.

IPV6 nos usuários finais. A primeira das políticas que atingiu consenso foi a alteração da primeira alocação do IPV6 para o usuário final. (https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2017-8?language=pt)

Esta proposta visa equiparar a possibilidade de mudar a primeira alocação do IPv6 para organizações ISP e usuários finais. Esta política permite a organizações que são usuários finais terem o direito de mudar a primeira alocação do IPv6 perante um plano de numeração melhor elaborado.

Eliminar prazo de 2 anos. Outra proposta de política que chegou a acordo no LACNIC 28 foi ajustar a alocação subsequente do IPv6. (https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2017-9?language=pt)

O que significa esta proposta? Procura que o espaço adicional do IPv6 solicitado por uma organização não esteja limitado a dois anos, mas sim que esteja justificado baseado nos seus novos requerimentos para atender os clientes, número de usuários, extensão da infraestrutura da organização, estrutura hierárquica e/ou geográfica da organização, segmentação da infraestrutura por motivos de segurança e a longevidade esperada para a referida alocação subsequente. A proposta pretende eliminar o prazo de dois anos.

Recuperação de recursos. A terceira política em chegar a um acordo refere à alteração do processo de Recuperação de Recursos (https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2017-6?language=pt)

Esta proposta procura dar às organizações que têm recursos próximos a serem revogados, uma oportunidade de se contatar com LACNIC.

Não havendo outra maneira de chamar a atenção sobre os blocos e a situação irregular, a política propõe eliminar os registros NS que apontam para os servidores autoritativos dos recursos listados para recuperação, de modo que exista um motivo para que organizações ou usuários entrem em contato com LACNIC.

Comentários mais breves. A quarta proposta de política que atingiu consenso foi a redução do período de últimos comentários do Processo de Desenvolvimento de Políticas de LACNIC de 45 dias a 30 dias. (https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2017-7?language=pt)

A proposta procura reduzir o que foi observado como tempos “mortos” durante o período de últimos comentários, nos quais não há comentários sobre a proposta. Propõe-se reduzir de 45 dias a 30 dias para que a proposta chegue à Diretoria de LACNIC.