Nova política sobre esgotamento do IPv4

30/11/2015

Nova política sobre esgotamento do IPv4

A comunidade de LACNIC aprovou uma alteração de sua política sobre o alcance da fase 2 de esgotamento do IPv4 que aumentou o número de endereços disponíveis nessa fase antes de entrar na fase 3 do esgotamento do estoque.

A proposta foi impulsionada por Edmundo Cazares de NIC México quem cumpriu e respeitou todos os passos previstos do Processo Expeditivo para a Aprovação de Políticas.

O novo espaço IPv4 designado pela IANA para os RIR e os blocos devolvidos e revogados por LACNIC ampliaram a perspectiva de esgotamento inicialmente estimada. Todos esses novos endereços foram para a fase 3 pelo que ficaram quantidades muito diferentes nas duas últimas etapas do estoque de IPv4.

A proposta de Cazares de realocar quase em partes iguais esse espaço surgiu nesse contexto: que o bloco /11 designado originalmente à fase 3 seja redesignado e passe para a fase 2, e que o espaço devolvido e recuperado fique na fase 3. Assim, ambas as fases (2 e 3) vão manter um número mais equitativo de endereços IPv4.

Essa realocação -que acaba de ser aprovada e implementada – estende de fato o fim da fase 2, mantendo o critério de designação de recursos utilizado até agora.

Dessa forma a disponibilidade de endereços para os membros atuais e para novos membros fica mais fácil, já que uma vez ampliado o prazo de finalização da fase 2, as organizações associadas tem mais tempo para solicitar recursos (no máximo blocos /22 e quem recebe esses recursos apenas pode pedir um adicional a cada 6 meses).

Na fase 3 serão designados apenas blocos para novos membros, que poderão pedir até um bloco /22.

Veja vídeo [+]

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments