Duas propostas de políticas alcançaram consenso

31/10/2018

Duas das seis propostas de políticas discutidas e analisadas durante as últimas semanas na Lista de Políticas de LACNIC e no Fórum Público de Políticas alcançaram consenso, conforme comunicado pelos moderadores do Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP), Paola Pérez e Ariel Weher.

Os moderadores informaram que as propostas que alcançaram consenso são: a LAC-2018-11 referente à eliminação de multihoming da política de designações IPv4 para Usuários Finais; e a LAC-2018-8 referida à atualização da política de designações IPv4 para Usuários Finais.

Para estabelecer o consenso os moderadores levaram em conta os comentários colocados tanto na lista de correio quanto no Fórum Público de Políticas de LACNIC 30 realizado em Rosário, Argentina. De acordo com a definição de consenso incorporada na última atualização do PDP, entende-se que uma proposta alcançou consenso quando, após uma ampla discussão, é apoiada por opiniões significativas sem persistirem objeções técnicas irrefutáveis.

Isso foi o que aconteceu com essas duas propostas conforme os moderadores comunicaram à comunidade. Agora essas duas propostas passam para a fase de últimos comentários que tem uma duração de quatro semanas.

Uma vez que esta fase de últimos comentários tenha sido completada, os moderadores terão uma semana para determinar se ainda existe consenso e, caso afirmativo, as mesmas serão apresentadas à Diretoria de LACNIC para sua ratificação.

Do outro lado, a proposta LAC 2018-12 sobre a revisão do Processo de Desenvolvimento de Políticas apresentada no evento de Rosário está em processo de completar as oito semanas de discussão inicial para que, depois os moderadores avaliem se existe consenso sobre a mesma.

As três propostas de políticas que não alcançaram consenso após sua discussão na lista e no fórum (LAC-2018-7 sobre esclarecimentos da subdesignação para o IPv6; LAC-2018-5 sobre o registro e validação do “abuse-c” e “abuse-mailbox”; e LAC-2018-2 referida à atualização da política de transferências por compra/fusão de empresas) podem ser abandonadas por seus autores, ou eles podem apresentar uma nova versão atendendo aos comentários recebidos no fórum e na lista.

Por mais informações acesse aqui