A comunidade do LACNIC analisa novas propostas de políticas.

28/09/2020

A comunidade da Internet da América Latina e do Caribe possui neste momento sete propostas novas de políticas em processo de discussão para os próximos fóruns.

Parte dessas propostas serão analisadas no Fórum Público de Políticas no LACNIC 34 LACNOG 2020 que acontecerá na terça-feira 6 de outubro a partir das 17 horas UTC.

Por causa da disponibilidade de tempo, bem como dos compromissos assumidos com os expositores e da elaboração da agenda do evento, serão discutidas essas propostas no LACNIC 34 e as restantes serão analisadas em outro fórum.

O objetivo de estender o fórum é dar a cada proposta de política o tempo adequado, a fim de que sua discussão seja construtiva e enriquecedora para a comunidade.

As propostas em discussão. Jordi Palet Martinez apresenta a sexta versão (LAC-2019-7 – v6) sobre alterações no Procedimento Eleitoral (Moderadores PDP). Propõe a alteração na cláusula de empate e a introdução de variações no processo eleitoral dos moderadores, e, acrescentou que não se deve fazer proselitismo a favor ou contra nas listas públicas.

Palet também propôs a política (LAC-2020-3) que prevê um tempo determinado para a análise do impacto de cada proposta de política, assim como sua obrigatoriedade. Além disso, apresentou a proposta (LAC-2020-6) que prevê várias alterações no Processo de Desenvolvimento de Políticas.

Ele também impulsiona a proposta de política (LAC-2020-4) sobre modificações nas funções da Diretoria do LACNIC em relação ao tempo disponível para ratificar ou não uma proposta, entre outros assuntos.

Alejandro Guzman e Esteban Lescano apresentaram (LAC-2020-7), um texto para alterar o “PDP com o intuito de melhorar a qualidade das propostas e a participação no processo de políticas”.

Por sua vez, Arturo Servin impulsiona (LAC-2020-5), um processo no qual, para que uma proposta de política seja formalmente discutida na lista, apresentada no Fórum Público e posteriormente chamada para consenso, primeiro deve ser aceita pela comunidade para sua discussão.

Finalmente, Hugo Salgado (LAC 2020-8) apresentou um texto para associar o título de uma proposta a um descritor curto, visando atingir maior participação nas discussões sobre políticas, bem como melhorar seu acesso e sua busca.

Assine a lista de políticas para participar das discussões.

Cadastre-se para o evento aqui.