Profissionais impulsionadas pelo IT Women farão uma apresentação no LACNIC 35

30/03/2021

Seis mulheres profissionais, selecionadas pelo Programa de Mentoria do IT Women do LACNIC, apresentarão suas pesquisas técnicas durante o evento LACNIC 35 no dia 12 de maio.

Trata-se de profissionais em TICs da comunidade da região que receberam apoio de mentores durante seis meses, com o intuito de promover o seu engajamento nos espaços de participação do LACNIC.

Nesta primeira convocatória, o programa selecionou a Vanessa De Oliveira Mello (Brasil), Sanie Benítez (Paraguai), María Jesús Cresci (Uruguai), Yisel Tamayo (Cuba), Jacqueline P. Da Silva (Brasil) e Dalia Kelly Terán (Colômbia) para produzirem trabalhos técnicos relacionados à estabilidade e segurança da Internet e depois compartilhá-los com a comunidade no Fórum Técnico do LACNIC.

Três delas – Sanie, Vanessa e Jacqueline- falaram com o LACNIC News sobre a sua experiência nesta iniciativa, o apoio recebido pelo IT Women e as suas expectativas para o FTL.

Sanie Benítez, que trabalha com telecomunicações e redes, relatou que sempre teve em mente realizar uma apresentação técnica em uns dos eventos do LACNIC.

Mostrou-se muito satisfeita com o Programa de Mentoria, já que lhe deu um impulso para se aproximar à comunidade com o apoio de um mentor e mediante treinamentos técnicos e habilidades interpessoais.

Com a ajuda de seu mentor, Max Larson Henry, Sanie está trabalhando na habilitação de um novo ASN e nos prefixos IPv4 e IPv6 para provedores, bem como na distribuição do serviço em uma LAN para clientes com rede GPON que tenham acesso à Internet e a possibilidade de habilitar IPTV.

Mesmo assim, menciona que seu tutor, está em constante monitoramento dos avanços do seu projeto e lhe indicou contatos de poio técnico que foram de grande ajuda.

Também espera que isso sirva de impulso para outras mulheres técnicas e que esta prática continue nos próximos eventos do LACNIC.

Oportunidade de crescimento.  Vanessa de Oliveira Mello, engenheira em redes, candidatou-se para a chamada da IT Women porque viu “a oportunidade de aprender de grandes mestres das telecomunicações, pessoas com décadas de experiência”, isso poderia enriquecer muito seus conhecimentos no campo. A partir de seu trabalho técnico intitulado “Automação de redes: Idempotência na configuração de um AS”, Vanessa tem como objetivo conhecer as ferramentas disponíveis para a automação e criar templates de configuração em Ansible que sigam boas práticas.

Elogiou o seu tutor, Carlos Martínez, de quem recebeu o apoio desde o princípio com as perguntas corretas, instando-lhe sempre para aprofundar cada vez mais na pesquisa.

Agradeceu os workshops recebidos nesse momento com profissionais de renome sobre a gestão eficaz do tempo e as formas de oferecer uma apresentação de qualidade.

 “Também tivemos a oportunidade de realizar todos os cursos disponíveis no portal do LACNIC de forma gratuita”, acrescentou Vanessa.

Ela sente que o programa já superou todas as suas expectativas, porque a ajudou a melhorar tecnicamente e aprendeu a administrar melhor o tempo. “Além disso, me dará capacitação em temas que são muito importantes para mim, como a segurança da rede e o RPKI”, finalizou.

Romper barreiras. Jaqueline P. Silva, mestre em engenharia e analista sênior em redes na Rede Nacional de Docência e Pesquisa, decidiu participar do programa para romper barreiras. “A primeira barreira que tive que enfrentar (por ser mulher) foi a de começar a trabalhar em um ambiente masculino e provar que tinha capacidade para desenvolver minhas atividades”, disse Jaqueline.

Este programa do LACNIC, acrescentou, promove a inclusão das mulheres para “diminuir de forma justa essas barreiras que existem entre mulheres e homens na área das TICS”.

Seu trabalho se centra na implementação do BGP RPKI em um ASN Juniper para avaliar a eficiência na mitigação de ameaças.

Salientou o apoio de sua mentora Wanda Pérez e assegurou que é possível abrir as portas a outras mulheres para que possam entrar no mercado do mundo técnico da Internet.

O cadastro para participar do LACNIC 35 e assistir às sessões selecionadas do Programa de Mentoria abrirá em breve. Registre-se na lista de anúncios do LACNIC e fique por dentro das novidades do evento.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail