Mulheres nas Tecnologias

Profissionais impulsionadas pelo IT Women farão uma apresentação no LACNIC 35

30/03/2021

Seis mulheres profissionais, selecionadas pelo Programa de Mentoria do IT Women do LACNIC, apresentarão suas pesquisas técnicas durante o evento LACNIC 35 no dia 12 de maio.

Trata-se de profissionais em TICs da comunidade da região que receberam apoio de mentores durante seis meses, com o intuito de promover o seu engajamento nos espaços de participação do LACNIC.

Nesta primeira convocatória, o programa selecionou a Vanessa De Oliveira Mello (Brasil), Sanie Benítez (Paraguai), María Jesús Cresci (Uruguai), Yisel Tamayo (Cuba), Jacqueline P. Da Silva (Brasil) e Dalia Kelly Terán (Colômbia) para produzirem trabalhos técnicos relacionados à estabilidade e segurança da Internet e depois compartilhá-los com a comunidade no Fórum Técnico do LACNIC.

Três delas – Sanie, Vanessa e Jacqueline- falaram com o LACNIC News sobre a sua experiência nesta iniciativa, o apoio recebido pelo IT Women e as suas expectativas para o FTL.

Sanie Benítez, que trabalha com telecomunicações e redes, relatou que sempre teve em mente realizar uma apresentação técnica em uns dos eventos do LACNIC.

Mostrou-se muito satisfeita com o Programa de Mentoria, já que lhe deu um impulso para se aproximar à comunidade com o apoio de um mentor e mediante treinamentos técnicos e habilidades interpessoais.

Com a ajuda de seu mentor, Max Larson Henry, Sanie está trabalhando na habilitação de um novo ASN e nos prefixos IPv4 e IPv6 para provedores, bem como na distribuição do serviço em uma LAN para clientes com rede GPON que tenham acesso à Internet e a possibilidade de habilitar IPTV.

Mesmo assim, menciona que seu tutor, está em constante monitoramento dos avanços do seu projeto e lhe indicou contatos de poio técnico que foram de grande ajuda.

Também espera que isso sirva de impulso para outras mulheres técnicas e que esta prática continue nos próximos eventos do LACNIC.

Oportunidade de crescimento.  Vanessa de Oliveira Mello, engenheira em redes, candidatou-se para a chamada da IT Women porque viu “a oportunidade de aprender de grandes mestres das telecomunicações, pessoas com décadas de experiência”, isso poderia enriquecer muito seus conhecimentos no campo. A partir de seu trabalho técnico intitulado “Automação de redes: Idempotência na configuração de um AS”, Vanessa tem como objetivo conhecer as ferramentas disponíveis para a automação e criar templates de configuração em Ansible que sigam boas práticas.

Elogiou o seu tutor, Carlos Martínez, de quem recebeu o apoio desde o princípio com as perguntas corretas, instando-lhe sempre para aprofundar cada vez mais na pesquisa.

Agradeceu os workshops recebidos nesse momento com profissionais de renome sobre a gestão eficaz do tempo e as formas de oferecer uma apresentação de qualidade.

 “Também tivemos a oportunidade de realizar todos os cursos disponíveis no portal do LACNIC de forma gratuita”, acrescentou Vanessa.

Ela sente que o programa já superou todas as suas expectativas, porque a ajudou a melhorar tecnicamente e aprendeu a administrar melhor o tempo. “Além disso, me dará capacitação em temas que são muito importantes para mim, como a segurança da rede e o RPKI”, finalizou.

Romper barreiras. Jaqueline P. Silva, mestre em engenharia e analista sênior em redes na Rede Nacional de Docência e Pesquisa, decidiu participar do programa para romper barreiras. “A primeira barreira que tive que enfrentar (por ser mulher) foi a de começar a trabalhar em um ambiente masculino e provar que tinha capacidade para desenvolver minhas atividades”, disse Jaqueline.

Este programa do LACNIC, acrescentou, promove a inclusão das mulheres para “diminuir de forma justa essas barreiras que existem entre mulheres e homens na área das TICS”.

Seu trabalho se centra na implementação do BGP RPKI em um ASN Juniper para avaliar a eficiência na mitigação de ameaças.

Salientou o apoio de sua mentora Wanda Pérez e assegurou que é possível abrir as portas a outras mulheres para que possam entrar no mercado do mundo técnico da Internet.

O cadastro para participar do LACNIC 35 e assistir às sessões selecionadas do Programa de Mentoria abrirá em breve. Registre-se na lista de anúncios do LACNIC e fique por dentro das novidades do evento.