LACNIC

Mulheres nas Tecnologias

Para uma maior equidade de gênero na Comunidade Técnica

09/03/2020

Neste 8 de março, o LACNIC comemora o Dia Internacional da Mulher e acompanha às profissionais da comunidade regional no aprofundamento do seu envolvimento e liderança no ecossistema da Internet.

A diversidade enriquece os debates, a tomada de decisões e a coesão. Por esse motivo, o LACNIC é comprometido em contribuir para a equidade de gênero, facilitando a participação plena e em igualdade de condições de todos os membros de sua comunidade.

Com base em uma pesquisa liderada pela Área de Desenvolvimento e Cooperação do LACNIC, a organização desenvolveu uma série de iniciativas para promover o envolvimento e a liderança das mulheres, principalmente na área dos eventos do LACNIC.

O espaço IT Women foi atualizado com foco em promover a liderança e o vínculo das mulheres na área técnica da nossa região. Nesse processo, a ênfase foi colocada na integração de homens interessados em entender o problema e contribuir com seus diferentes papéis na promoção da equidade de gênero na comunidade técnica regional. Os interessados em apoiar esse processo são convidados a assinar a lista de correio de IT Women, e participar das reuniões presenciais nos eventos anuais da organização, como a oficina de coaching organizada no LACNIC 32, e a próxima oficina que será realizada em Cali, Colômbia, no âmbito do LACNIC 33.

Do outro lado, em 2019, LACNIC introduziu pela primeira vez um serviço de creche nos seus eventos anuais, e pretende replicá-lo novamente em 2020 no LACNIC 34.  Esta iniciativa é orientada tanto para homens quanto mulheres da comunidade. Seu objetivo é facilitar a participação dos membros da comunidade com filhos pequenos, e compatibilizar as responsabilidades de trabalho e de cuidados entre participantes dos eventos.

Por último, no final de 2019, foi lançado o Código de Conduta da Comunidade para os espaços de participação do LACNIC. Este guia procura fortalecer o relacionamento da comunidade do LACNIC através da promoção de comportamentos positivos. Espera-se que contribua a longo prazo para gerar espaços de participação inclusivos e seguros para todos os membros da sua comunidade.

Além dessas três iniciativas, o Programa FRIDA tem sido um instrumento central para promover projetos voltados à equidade de gênero na região. Trabalhando em conexão direta com a comunidade técnica, destaca-se o Centro de Mulheres em Tecnologia que hoje lidera o primeiro piloto de #EllaEnElDesarrolloDeInternet em Mérida, México.

Agradecemos principalmente a todas as mulheres da comunidade que apoiam o LACNIC na realização dessas iniciativas, e convidamos todos os interessados a participarem dos esforços da organização.

Assine à lista de IT Women aqui.