• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

LACNIC

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

30/07/2019

Publica-se livro sobre a história de LACNIC e a sua comunidade (disponível em espanhol)

Após intensos meses de trabalho, acaba de ser publicado um livro que inclui a história do Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe (LACNIC) e sua comunidade.

Ao longo de mais de 200 páginas, a publicação “O desenvolvimento da Comunidade de LACNIC. Uma história em construção” abrange os 17 anos de vida do RIR, explorando desde sua gênese até a consolidação atual do seu ADN.

Com o apoio da ICANN, Internet Society e LACTLD, a autora do livro, Carolina Aguerre, pesquisou as múltiplas histórias e atores que possibilitaram a criação de LACNIC e assim conseguiu imergir nos momentos mais marcantes dos últimos 20 anos da Internet regional.

Oscar Robles, diretor executivo de LACNIC, salientou que o livro é um projeto que trata não apenas da criação de uma organização, mas da construção permanente de uma comunidade de natureza muito diversa, que mantém o LACNIC em vigor. “Por mais que tenhamos sucesso na realização da nossa função de Registro, é essencial manter um fórum de discussão sobre as regras sob as quais esses recursos são designados (as políticas), e tudo isso requer o envolvimento da comunidade de modo permanente”, enfatizou o diretor executivo da organização.

“A pesquisa tem como objetivo transmitir os desafios que enfrentamos neste processo de consolidação da nossa comunidade, que transcende o escopo de LACNIC e influencia diversos fóruns e organizações da região”, concluiu Robles.

 A publicação está estruturada em cinco capítulos: “Introdução e Genealogia”; “A construção de LACNIC e sua comunidade”; “Construindo um modelo participativo na região”; “O fortalecimento de capacidades para uma melhor Internet regional” e por último “A construção do futuro das instituições na ALC”.

Convidamos você a fazer o download do livro completo aqui.