O LACNIC comemorou os 50 anos da Internet

29/10/2019

O LACNIC comemorou os 50 anos da Internet

No dia 29 de outubro de 1969 Leonard Kleinrock, Charles Kline e Steve Crocker fizeram com que um computador da Universidade da California (UCLA) “falasse” com outra máquina, situada no Stanford Research Institute.

Estes engenheiros acharam a forma de os computadores transmitirem dados, dividindo-os entre vários “pacotes digitais”. O objetivo era digitar a palavra “LOGIN” (“conexão”), para estabelecer vínculo remoto com o computador, porém, depois do “O”, a máquina travou e a primeira mensagem transmitida foi “LO”, e assim nasceu a Internet.

O LACNIC comemorou os primeiros 50 anos da Internet com dois eventos destacados.

No dia 31 de outubro, a Casa da Internet da América Latina e do Caribe se vestiu de gala para receber quatro pioneiros da Internet da região, os quais analisaram e debateram sobre o primeiro meio século da Internet e o futuro da Rede. Organizado pelo LACNIC e pela Internet Society, o painel contou com a participação dos reconhecidos especialistas Florencio Utreras (Chile), Ermano Pietrosémoli (Itália) e Demi Getschko (Brasil).

No dia 5 de novembro continuaram as comemorações daquela primeira transmissão de dados, realizada de um computador da UCLA para o Stanford Research Institute (Estados Unidos), através da chamada rede ARPANET.

Por volta das 17:00 horas o UTC começou um webinar no qual participaram os responsáveis por aquele marco que muitos consideram a gênesis da Internet.

Participaram do webinar – Leonard Kleinrock (professor da UCLA naquele 31 de outubro de 1969), Charles Kline (aluno de Kleinrock no laboratório que criou e encaminhou os primeiros dados para a conexão com um computador a 600 quilômetros de distância) e Steve Crocker (um dos criadores da ARPANET e reconhecido mundialmente como o pai da Internet).

Veja o webinar aqui