• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

LACNIC

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

28/03/2017

Mi LACNIC: uma plataforma mais simples e dinâmica

Mi LACNIC é uma plataforma que unifica a gestão de recursos de forma clara e simples, e facilita o vínculo com os sócios do Registro da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC).
Desde seu início neste mês, MI LACNIC adicionou mais de 600 usuários.
Esta nova ferramenta disponível para os sócios de LACNIC reúne vários serviços em uma plataforma visualmente amigável e permite novos procedimentos de pagamento, certificação de recursos e acesso aos documentos atuais e históricos das organizações associadas.
De aceso gratuito para os sócios de LACNIC, a plataforma tem previsto incorporar novos serviços em breve.

O que é MI LACNIC? Que serviços prestam para o associado?
MI LACNIC é o sistema de Gestão de LACNIC que foi recentemente colocado a disposição dos associados. Nele podem ser realizadas diferentes tarefas vinculadas à administração de recursos, certificação de recursos (RPKI) e a gestão de pagamentos e documentos.

Como funciona esta plataforma de administração de recursos?
Funciona da mesma forma que a versão anterior, só que muito mais intuitiva e amigável. A vantagem é que não é necessário ingressar a uma plataforma para a administração de recursos e a outra para RPKI: agora é possível gerenciar tudo a partir de uma única plataforma.

Por que surgiu a ideia de criar esta plataforma?
Esta plataforma foi criada pensando na comodidade dos clientes, e foi dotada de uma característica: modularidade. Em sua primeira versão, MI LACNIC reúne o sistema administrativo de recursos, o sistema RPKI e a gestão de pagamentos e documentos.

Quem desenvolveram o serviço MI LACNIC?
O desenvolvimento de MI LACNIC envolveu de forma direta e indireta mais de 20 pessoas da equipe de LACNIC. A pesar de o programa ter sido feito por Desenvolvimento de Software de LACNIC, várias áreas contribuíram para a concretização de MI LACNIC.
Foi um projeto desenvolvido conjuntamente entre várias áreas, participaram, entre outros, a equipe de Serviços, a equipe de Desenvolvimento e a equipe de Comunicações.

Quem pode ter acesso a MI LACNIC?
Os associados à LACNIC (exceto os NIR)
É um serviço gratuito? Está disponível nos 33 territórios de LACNIC?
É gratuito sim, e está disponível para todos os associados de LACNIC, exceto o BRASIL e México que são gerenciados pelos NIR.

Como pode ser acessado o serviço?
A diferencia do sistema anterior, no home de MI LACNIC, estão incluídas as opções de recuperação de senha e usuário, em caso de esquecimento.

Que tipo de estatísticas tem Mi LACNIC?
Com base nas tabelas das rotas globais, MI LACNIC oferece a possibilidade de ver o estado de adoção do protocolo IPv6, o estado da delegação de resolução inversa, as sub-designações realizadas aos clientes e o estado do RPKI.

Podem ser solicitadas certificações de recursos RPKI através de MI LACNIC?
Podem sim, há uma seção dedicada a RPKI.

Podem ser pagas as faturas dos serviços de LACNIC?
Efetivamente, e também consultar documentos associados aos pagamentos, estados de conta e acordos de serviços.

É possível denunciar ou reportar possíveis ataques informáticos através de MI LACNIC?
Não, não é possível, para isso LACNIC tem outro serviço chamado WARP.

Que vantagens oferece MI LACNIC em relação aos atuais sistemas de relacionamento com LACNIC?
Reúne três sistemas em um, tem uma interfase muito mais amigável e intuitiva.

Pode ser acessado desde qualquer dispositivo?
Pode, sim. Foi desenvolvido com o desenho “responsive”, adaptando-se a dispositivos móveis tais como tablets e celulares.

Estão pensando em incorporar novas funcionalidades a MI LACNIC no futuro?
Estamos, sim. Vamos continuar trabalhando para incorporar novos módulos e serviços.

Se alguém tiver quaisquer dúvidas ou perguntas, onde pode recorrer?
MI LACNIC tem um sistema de ajuda contextual, quer dizer, a sugestão de ajuda mostrada vai depender do módulo no qual o usuário se encontre dentro de LACNIC Não obstante isso, se o sistema de ajuda não conseguir dirimir a sua dúvida, o usuário poderá entrar em contato conosco através do correio milanic@lacnic.net.